Wikisource:Esplanada/Domínio ao Público

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Pessoal, imagino que vocês conheçam o projeto Domínio ao Público do Instituto Mojo, mas gostaria de saber uma coisa: não há nenhum problema se utilizarmos as traduções desse site no Wikisource? O site fala Permissões de uso ©, mas gostaria de saber da opinião de vocês antes de mandar os PDFs para o Wikimedia Commons. Obrigado, Erick Soares3 (discussão) 21h13min de 1 de abril de 2019 (UTC)

@Erick Soares3: apesar do nome enganoso, a própria página diz que veda o uso comercial: "Não é permitido, porém, qualquer tipo de exploração comercial dos nossas edições e conteúdos, sejam digitais ou físicos." Ou seja, não é domínio público. NMaia (discussão) 00h41min de 2 de abril de 2019 (UTC)
@NMaia:, mas usar os textos no Wikisource seria considerado uso comercial? É que ano passado baixei alguns ebooks deles (que já tiraram do site) que são bilíngues e vi que nem o Wikisource em Inglês tem os textos originais. Erick Soares3 (discussão) 17h01min de 2 de abril de 2019 (UTC)
@Erick Soares3: o projeto requer textos compatíveis com a licença CC BY-SA 3.0. Isso exclui qualquer tipo de licença que limita o uso comercial. As traduções deles são protegidas por direitos autorais deles, mas os textos em língua original não necessariamente, então se quiser adicionar o texto original, confirma se as obras do autor estão em domínio público. NMaia (discussão) 21h57min de 2 de abril de 2019 (UTC)
@NMaia:, os textos originais de Mowgli's Brothers e In the Rukh datam da década de 1890, o que entendo ser Domínio Público mundial. Com isso acho que só faltaria dividir o PDF e postar somente a versão em Inglês no Commons. Erick Soares3 (discussão) 22h10min de 2 de abril de 2019 (UTC)
@Erick Soares3: o ideal mesmo seria carregar o pdf da obra original, talvez nem aceitem sendo uma reedição mais nova desse jeito. NMaia (discussão) 22h18min de 2 de abril de 2019 (UTC)