Wikisource:Periódicos

Wikisource, a biblioteca livre

A literatura periódica é a de trabalhos que são têm novas edições publicadas regularmente. O exemplo mais comum é o dos jornais, que são frequentemente publicados diária ou semanalmente; ou as revistas, tipicamente publicadas semanalmente, mensalmente ou trimestralmente. Outros exemplos seriam o de um boletim, um jornal literário, e outros. Estes são frequentemente organizados por volume e número. O volume corresponde habitualmente ao número de anos de publicação, e o número à frequência de publicações durante um dado ano.

Os periódicos podem classificar-se dentro de duas categorias: populares e académicos.

Os periódicos populares são revistas e jornais, como o A Voz Feminina ou O Progresso. Os periódicos académicos encontram-se em bibliotecas e bases de dados, e são escritos para um público de profissionais num dado campo.

Neste livro de estilo, "artigo" refere-se a qualquer contribuição num periódico: inclui artigos, ensaios, ficção, poesia e outros.

Estrutura da página[editar]

A listagem de periódicos é feita no portal de periódicos, e cada edição ou volume (dependendo de como o documento está estruturado) é então definida no domínio principal. Todos os artigoss são subpáginas desta. Quando um artigo está truncado e publicado em mais de um número, cada capítulo é uma subpágina do artigo principal. Cada subdivisão possível deve ser um novo nível de subpágina, com os próprios artigos como subpáginas do número, volume ou outra edição do periódico (dependendo de como foi publicado).

Redirecionamentos[editar]

A cadeia de subpáginas completa pode ser difícil de navegar quando visualizada no domínio de Categoria, o que é pouco útil para pesquisas e pode não funcionar com outros projetos Wiki. Nestes casos pode fazer-se um redirecionamento.

Para o fazer, uma nova página é criada com o nome do artigo e o textxo:

#REDIRECIONAMENTO [[Nome completo da página do periódico e artigo]]

Para além disto, podem adicionar-se categorias à página de redirecionamento, em vez de ao artigo. Quando vistas no domínio de Categoria, estas páginas aparecerão em itálico. Isto ajuda a manter a leitura fácil de páginas de categoria, sem longas séries de páginas.

Direitos de autor[editar]

Há dois tipos de direitos de autor a considerar em periódicos:

  1. O periódico propriamente dito
  2. Cada artigo (e imagem) publicado no periódico

Se a edição do periódico está ainda protegida por direitos de autor, então é provável que todos os artigos desse número estejam também protegidas pelo mesmo direito. Se o autor morreu antes

Ver também[editar]