Descobrimento Prodigioso e suas Incalculaveis Consequências para o Futuro da Humanidade/A barca

Wikisource, a biblioteca livre
VIII
A BARCA

O administrador foi incumbido de tres commissões.

Pelos planos, desenhos e instrucções que recebeu mandou construir um apparelho, que em falta de melhor denominação chamaremos barca, e para o diante descreveremos.

Alugou, para além de Meudon, uma casinha com terreno murado e não pequeno, cujos muros mandou levantar até á altura de seis metros e cercavam uma fila de arvores bem altas, copadas e unidas.

Contratou tres homens escolhidos com o mais detido cuidado. Muitos se appresentaram, principalmente aeronautas e maritimos, em consequencia dos annuncios do Universel. Alguns d'elles não o faziam por necessidade de ganhar o pão, senão por muita curiosidade e amôr das aventuras. Foi recusado entre outros, por causa da idade, um coronel de cavallaria reformado, homem da tempera dos que Napoleão I fazia marechaes de França aos quarenta annos. Teve preferencia um machinista d'uma estrada de ferro, de sangue frio e coragem iguaes. Foram aceitos dous marinheiros, um que tinha pertencido á marinha de guerra e condecorado por muitos feitos illustres e outro celebre na marinha mercante pela quantidade de medalhas de merito que ganhára salvando a vida à muita gente. Esses tres homens eram—condicção sine qua non de força herculea, e déstros em gymnastica. O primeiro teve o titulo de conductor e os outros dois de ajudantes. O navegante aereo exerceria as funcções de capitão da barca.

Quando ficou tudo prompto, o conductor e ajudantes começaram a exercitar-se no terreno murado e escondido de todas as vistas. A manobra que lhes competia fazer era quasi nenhuma. Seu verdadeiro fim alli era inspirar com a presença aos passageiros confiança bastante para que se não deixassem dominar de vãos terrores. Não lhes foi revelada a minima cousa quanto aos processos nem pessoa do inventor. Nunca o viram senão mascarado, ao chegar e sahir de uma parte superior do apparelho que se lhe adaptava e tirava á vontade e continha os orgãos de locomoção, e sem a qual a barca ficava immovel no chão. Exercitaram-se principalmente em prender e desprender as amarras e navegar alguns metros acima do sólo para familiarisarem-se com esse modo de locomoção. Durou isso quinze ou vinte dias mais do que se esperava, e só à vinte de Agosto publicou o Universel o seguinte annuncio :

Domingo, tres de Septembro, navegará por cima de Pariz e seus arredores das oito horas da manhã ás cinco da tarde uma barca aerea.

A barca póde receber cerca de cincoenta passageiros ; mas d'esta vez só irão n'ella, além do navegante aereo, um conductor e dois ajudantes, visto que esse exercicio só tem por fim demonstrar a possibilidade da navegação ás pessoas que desejarem ter entrada na seguinte experiencia, que deve ser feita no domingo dez de Septembro.

Do dia quatro ao dia nove de Septembro serà exposta a barca sem o orgão da locomoção em um lugar pertencente ao escriptorio do Universel. O preço da entrada é de dous francos por pesssoa.

A experiencia do dia dez de Septembro far-se-ha do seguinte modo :

Ficam á disposição do publico trinta e quatro logares na barca. O preço de cada lugar é 1200 francos.[1]

Os pretendentes aos lugares devem inscrever-se até oito de Septembro no escriptorio do Universel e entregar as respectivas importancias ao Sr. administrador da folha, que passará recibo e depositará diariamente as sommas na caixa publica que o governo houver por bem designar.

O navegante aereo escolherà de preferencia, para a venda definitiva de logares, entre os pretendentes os das seguintes cathegorias :

O governo, representado pelo mais alto de seus funccionarios. Se por ventura apresentar-se mais de um da mesma graduação, diversos ministros por exemplo, decidirá a sorte ;

Do exercito, o militar mais graduado, preferindo-se o marechal ao general, e assim por diante ;

A marinha de guerra na mesma escala ;

Os principaes ramos das sciencias, com preferencia para os membros do Institituto, representados por :

Um physico,

Um chimico,

Um astronomo,

Um geographo,

Um statista,

Um economista,

Um medico ;

As lettras, preferido um membro da academia ;

A imprensa,representada por um redactor não do Universel, que tem logar reservado ;

As artes, representadas por um pintor, tendo preferencia o que fôr membro do Instituto ;

A industria, representada por :

Um constructor de navios,

Um constructor de machinas,

Um administrador ou director de estrada de ferro,

Um aeronauta.

Dezesete lugares, ou mais — si não comparecerem pessoas de todas as cathegorias apontadas, — ficarão á disposição das pessoas inscriptas que a sorte designar.

Reservam-se doze lugares gratuitos para a musica, sendo preferida uma banda militar, si alguma se apresentar,

Outrosim reservam-se dous logares gratuitos para os operarios escolhidos pelos eleitores dos operarios peritos.

No dia 9 pela manhã serão enviados os bilhetes aos que forem admittidos, com instrucções uteis para o embarque e a viagem. As quantias depositadas pelos que não houverem obtido entrada serão restituidas immediatamente á appresentação do recibo.

A viagem se effectuará de accordo com o itinerario seguinte :

No dia 10, ás nove horas em ponto da manhã embarque. Evoluções sobre Pariz e arredores e partida para Strasburgo, de sorte que lá se desembarque pelas 6 horas em Strasburgo passeio sobre a cidade e partida para Lille, onde se irá desembarcar pelas seis horas.

No dia 11, ás nove horas da manhã, embarque, em Strasburgo, passeio sobre a cidade e partida para Lille, onde se irá desembarcar pelas seis horas.

A viagem continuará assim por Lille, Ruão, Nantes, Bordeaux, Bayona, Tolosa, Marzelha Lyão e Pariz, onde se achará de volta a barca terça-feira 19 de Setembro ás 6 horas da tarde. »

Este annuncio produziu logo grande celeuma. Não ha memoria de tanta insolencia ! diziam todos. A preferencia concedida com tamanho atrevimento aos ministros, marechaes e almirantes, como si tão altos personagens fossem disputar o favor de se entregar cegamente a um aventureiro incognito que não dava de si nenhum bom agouro ; o preço de 1,200 francos por logar, que produzia, á razão de trinta e quatro logares pagos, 40,800 francos por uma viagem de dez dias, durante a qual ainda havia que fazer despezas de cama e mesa ; a musica, convidada somente para ser levado em triumpho ao som de ruidosos concertos, tudo isso inculcava orgulho e cubiça. X. Nagaer entendeu conveniente responder a essas censuras pelo Universel. Não por orgulho, dizia elle, senão por attenção convidava, ainda antes de divulgar seu descobrimento. as autoridades, o exercito, a marinha, a sciencia, a industria, as lettras e as artes para estudarem seus effeitos e consequencías provaveis. Quanto aos preços, não desceria atè justificar-se da accusação de cubiça allegando já os centenares de mil francos, que lhe tinham custado as experiencias e pratica de seu descobrimento, já os milhões que ella lhe podia render quando fosse isso do seu agrado. Os que não achassem o preço em proporção com uma viagem feita pela primeira vez pelo ar, como os que não depositassem nelle inteira confiança, não tomassem parte nella.

O annuncio desta vez foi feito com a antecedencia de quatorze dias da primeira experiencia e de vinte e um dias do principio da segunda. Esse intervallo dava tempo para chegar-se a Pariz e ás demais cidades por onde devia passar a barca, não só de outros sitios da França, como do estrangeiro. Por toda parte muita gente projectára partir ao primeiro annuncio de nova exposição. Estavam todos promptos para o fim de Agosto. Muitos até, principalmente nos paizes longinquos e nos Estados Unidos em particular, acharam mais seguro pôr-se a caminho sem esperar pelo signal.

Tanto que foi dado, declarou-se uma especie de frenezi. Prepararam-se em muitos logares trens extraordinarios. O material rodante das estradas de ferro era pouco para dar vasão à concurrencia. As companhias não abaixaram o preço, e, talvez na vespera de sua ruina, tiraram grandes lucros. Esgotaram-se todos os meios de locomoção.

A affluencia foi enorme, sobresahindo aos mais os inglezes.

No dia 3 de Setembro a curiosidade não apresentava o mesmo caracter que no 1° de Junho ; jà não vinha cheia de duvidas, de incertezas e da indeffinivel anciedade que produz sempre o esperar por uma cousa desconhecida. Era mais calma mas não menos intensa. Sabia-se o que si ia ver, mas nem por isso era menor o desejo de assistir. O povo, augmentado com a enorme concurrencia de estrangeiros, era mais numeroso, mas não se agglomerava n'um logar determinado. Estava derramado por toda a parte, e muitas pessoas corriam de preferencia para os sitios onde o suppunham menos compacto. A's autoridades tomaram medidas preventivas ; porém sem mais receios de conspiração, não armaram como para a guerra, de espingardas emballadas e morrão accêso, ás oito horas vio-se a barca a se adiantar magestosa pela avenida dos Campos Elysius, em altura que a deixava observar perfeitamente. Assemelhava-se um tanto a uma tenda oblonga, com a coberta içada a dois terços e o cordame fortissimo. O soalho era de forma algum tanto elliptica, mais largo atraz do que adiante. Era cercado por uma balaustrada dentro da qual se viam cerca de cincoenta assentos vazios separados por intervallos de mais de um metro e parecendo commodamente dispostos. Diante de cada assento havia uma mesa, por cima estantes, cabides e lampeões com globos de vidro esmêrilado. A parte superior do apparelho era na forma como que uma miniatura do todo e terminava por uma bola de metal polido semelhante ao cobre. Por baixo da bola e sobre um soalho tambem cercado por uma balaustrada, d'onde partiam cordas ou varões de metal que pareciam suspender a parte inferior, havia uma especie de poltrona, á Bonaparte chamada, que girava sobre um eixo como um tamborete de pianno, Ia assentado nella o navegante aereo vestido como no dia de seu primeiro apparecimento. Duas hastes curvas partindo de baixo da poltrona terminavam cada uma por um cabo ao alcance de suas mãos. Outra haste descia da bolla superior e terminava da mesma maneira. Sobre o soalho adiante e atraz assentavam todos os dous grandes oculos moveis em sentidos sobre pés fixos. Trazia mais um oculo d'alcance na mão ; cercava-o uma especie de mesa do feitio d'uma ferradura que parecia cheia de gavêtas. Viam-se presos á parte anterior da mesa quatro objectos que alguns espectadores munidos de oculos, e binoculos suppunham ser um chronometro um barometro, um thermometro e uma bussola.

No soalho inferior estavam postados tres homens, dous na frente sobre um estrado, e um atraz sobre um estrado mais alto. Podia cada um manejar um grande oculo adaptado ao respectivo pé que lhe ficava proximo, trazia um occulo de alcance na mão, tinha um assento atraz de si e bem perto uma escada de corda presa á extremidade do soalho superior. O homem de detraz tinha mais uma mesa semelhante à de cima e com os mesmos objectos. A parte superior e a inferior communicavam-se por meio de tubos accusticos. Viam-se na frente do soalho inferior duas peças pequenas com a bocca voltada para o espaço e fazendo um angulo de 45 gráos. Quando chegaram acima do obelisco, os homens da frente se approximaram das peças e ouviram-se duas detonações, que se repetiam de meia em meia hora todo o tempo que duraram as evoluções. A barca aerea não era somente vehiculo. podia tornar-se a mais terrivel de todas as machinas de guerras.

As evoluções da barca foram pouco mais ou menos as mesmas que as do navegante aereo no 1.º de Junho. A particularidade mais notavel que se deu foi a seguinte: o navegante deixou varias vezes o seu posto, sempre depois de ter dado á barca marcha lenta e regular, para dar em torno della mil giros no ar, agora passando-a, para depois ficar atraz, tornar a apanhal-a ou volteando por cima e por baixo. Observou-se que a barca, com quanto attingisse às vezes a uma rapidez consideravel, nunca chegou á maxima velocidade com que o viajante aereo se movia sósinho. Notou-se que os varios movimentos da barca pareciam dependentes da manobra das hastes. No dia seguinte estava exposto o apparelho em um picadeiro desoccupado pertencente à casa em que estava situado o escriptorio do Universel. Esse picadeiro recebia a luz de cima, por uma grade tirada para passar a barca. Era pequena a sua capacidade para a multidão de gente que se agglomerou à porta. Foi preciso estabelecer um systema uniforme de entrada e sahida, com o favor do qual puderam entrar por dia dez a doze mil pessôas, às quaes se dava tempo bastante para vêrem a gosto. Nos seis días que durou, a exposição rendeu cerca de 140,000 francos[2].

A curiosidade popular não ficou de todo satisfeita, ainda que não illudida pelo annuncio feito. A parte superior da barca estava reduzida a uma simples balaustrada em fórma de cupola. O resto, que continha os orgãos, da locomoção o soalho, o logar do capitão, a mesa, etc., adaptava-se-lhe á vontade por um systema muito simples que se explicou aos visitantes, e era manobrado ordinariamente pelo conductor e os dous ajudantes. Mas o capitão podia tambem dirigil-o si quizesse, e sem auxilio de outra pessôa : podia desprender tudo e ficar sosinho suspenso no ar, sem que nos destroços da barca precitada à terra se descobrisse o minimo vestigio dos meios de locomoção. Tão formidável poder em mãos de um desconhecido fez hesitar a muita gente que pretendia solicitar passagem na barca.

A disposição e os commodos obtiveram geral approvação. O soalho, coberto de um tapete grosso, era de um metal semelhante ao ferro, que o tornava bastante pesado e devia mantel-o em equilibrio perfeito. Os varões que o suspendiam eram doze e tambem de metal : terminavam em ambas as extremidades por argolas passadas em anneis presos ás bordas dos dous soalhos. O apparelho era coberto por um toldo, do qual desciam cortinas com vigias ou claraboias fixas, que podiam fechal-o completamente tornando-o uma tenda impermeavel, independentes, das stores ou cortinas de corrediça pintadas com gosto à disposição de cada passageiro para resguardar do sol. As poltronas dos passageiros tinham movimento giratorio em torno de um eixo e desdobravam-se em verdadeiras camas.

As peças tinham sido tiradas das carretas como as da marinha, e verificou-se que não eram só duas as carretas, mas seis, quatro na frente e duas atraz.


  1. Em moeda brasileira 444$000.
  2. Em moeda brasileira: 51:800$000 rs.