Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes/E

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes por José Mazza
E


     Estêvão de Brito insigne Professor de Muzica assim Theorica como Pratica, foi Mestre e Beneficiado em a Cathedral de Badajoz, exerceo o mesmo Ministerio na Cathedral de Malaga alcansando pelas suas obras grande aplauzo em toda a Espanha, compos motetos a 4, 5 e 6 vozes, e emtre outras obras hum Tratado de Muzica, foi Discípulo do famoso Felipe de Magalhães.

     Estevão de Christo Fr. natural da Vila de Torres nove Religioso da ordem de Christo no Convento de Thomar, foi tão famoso no Contraponto, que foi chamado a Madrid pelo Cappelão D. Jorge de Almeida, para compor a Muzica da Semana Santa, o que fez com tanta satisfação daquele Prelado, e mais pessoas inteligentes que o persuadirão a que a impremisse, compos outras mais obras, Morreu em 1609. No Convento de N. Senhora da Luz, huma legoa longe de Lx.ª.

     Estevão Lopes Morago, grande Professor de Muzica, Mestre da Cathedral de Vízeu, as suas obras dão a conhecer a profundidade da sua sciencla.

     Estevão, Presbítero secular, e Beneficiado em a Sé da Cidade de Elvas donde he natoral, fez um Te Deum instrumental.

     Estevão Ribeiro Frances natural de Lx.ª, tinha exercício na Cappela Real, compos varias obras em Muzica, faleseo no principio do seculo de 700.

     Euzebio Antonio da Silva Ferreira Mestre da Cappela da Sé de Leiria.

     Euzebio de Mattos Fr. nasceo na Cidade da Baya Capital da America no anno de 1629, floreseo no secolo de 600 da Companhia passou para os Carmelitas, foi Compozitor famoso de Muzica e era tão sabío nas mais artes, e sciencias, que dele dizia o grande Vieira, que Deos se empinhava a faze-lo em tudo grande Compos varias obras em Muzica, faleseo no Convento Patrio no anno de 1629 (sic) com 63 annos de idade 33 de Jesuíta, e 15 de Carmelita; dele faz menção Fr. Manoel de Sá Mem. Hist. das Escrit. Portug. do Carm. Cap. 24 pag. 140.