Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes/G

Wikisource, a biblioteca livre

     Gabriel da Annunciação Fr. filho de Andre Francisco de Aguiar, e Izabel de Carvalho, nasceo na Vila de Ovar da Comarca da Feira em o Bispado do Porto, pela sciencia que tinha na Muzica, e noutras mais sciencias que estodou no Convento de Leiria, chegou a ocupar Lugares Onorifioos, foi Vigario do Coro de S. Francisco de Coimbra, do Porto, e ultimamente de Lx.ª onde tinha recebido o abito, compos alem de muitas obras em Muzica, huma Arte de Cantochão rezumida para uzo dos Religiosos observantes da Província de Portugal, a qual sahio impressa no anno de 1735.

     Gil Mestre natural da Vila de Abrantes do Bispado da Cidade da Guarda, Escudeiro de El-Rey D. João o 3.º, e cantor da sua Cappela real, deste Author se conservavão na Livraria do Ex.mo Duque de Lafoens algumas obras em Muzica.

     Gil Fr. natural de Lx.ª foi vigario do Coro da 3.ª ordem da Penitencia, depois passou para a Província da observancia de Portugal onde tambem foi Vigario, e Mestre do Coro, exercendo o mesmo ministerio em Catalunha, compos Salmos, e completas a 6 vozes motetos a 4 e 8 Missas em diversos tons, faleseo no Convento de S. Francisco da Guarda em 1640.

     Gabriel de Jesus Fr. natural da Cidade de Leiria Monge Cistersiense, foi destríssimo tangedor de Orgão, e Arpa, e não menos insigne em Contraponto, entre as suas obras, tem maior extimacão quinze motetos que compos para a Via Sacra. Proffessou no real Convento de Alcobaça no anno de 1676.

     Gaspar da Cruz D. Conigo Regular de S. Agostinho, insigne Profesor de Muzica, e Mestre em o real Convento de S.ta Cruz de Coimbra, compos huma Arte de Cantochão, e outra de Canto de orgão.

     Gaspar dos Reys celebre Profesor de Muzica, foi Mestre em a Parroquial Igreja de S. Julião de Lx.ª e depois em a Cathedral de Braga, compos salmos, motetos, e vilancicos a diversas vozes, faleseo na cidade de Braga.

     Gonsalo Augier Homero natural de Lx.ª filho de Pedro Augier Romero, muzico Instrumentista da Camara de S. Magestade Fedelissima, e hum dos seus milhores Profesores de Rabeca, entre muitas obrps oue compos. comnos duas Missas a 4 vozes com instrumentos, huma Ladainha e hum Tantum Ergo tudo a 4 vozes com instrumentos.

     Gonsalo Martins.

     Gonsalo Mendes Saldanha natural de Lx.ª Irmão do insigne Poeta Latino Antonio Mendes, foi estimado por todos os Proffesores desta suave Arte. tanto pela nuvidade das ideias, Quanto pela [postura das vozes com que regulava as suas obras era indesbancavel nos Mizereres, compos Salmos. Lamentações, Vilancicos, e outras obras mais a 6 e 8 vozes; das suas obras se achava hum Tomo de folio na Bibliotheca do Cardeal Sousa, que hoje he do Ex.mo Duque de Lafoens. Este famoso autor era medico.

     Gonsalo Xavier de Alcaseva.

     Gorjão de Mafra. Capelão da Real Capela de N. S.ra da Ajuda.