Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes/H

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes por José Mazza
H


     Heliodoro de Paiva D. natural de Lx.ª Conego Regrante de S.ta Cruz de Coimbra, colaço de El-Rey D. João 5.º este selebre autor foi filho de Bartolomeu de Paiva guarda roupa do mensionado Monarca, foi insigne Compositor de Muzica, tocava orgão, rabeca, e Arpa, era igual mente douctíssimo nas Línguas, grega, Hebraica, e Latina, foi o maior Filozofo, Theologo, e Escriturario do seu tempo, regeitou diversos Bispados, faleceo em 1552. Compos hum Lexico Grego, e Hebraico de folio impreso em Coimbra no anno de 1532 cuja obra ofreseo ao Senhor Rey D. João 3.", Compos Missas, Magnificas, e motetos com varias vozes, deste Autor faz menção D. Nicol. de Maria Chron. dos Coneg. regrantes Liv. 1 cap. 12 n. 9.

     Henrique Carlos Correa Fr. natural de Lx.ª filho de Felix Thomas Correa, e Marianna de Brito e Oliveira, recebeo o abito militar de S. Thiago em o real Convento de Palmela onde exercitou o magisterio de Mestre de Muzica, por serem muitas as suas obras se podem ver na Biblioteca Luzitana, contavão os seus companheiras Freires que a ultima obra que compos foi Sítara mea conversa est in lutum, e que apenas a acabou faleseo. O Ex.mo Bispo de Coimbra o chamou para Mestre da sua Cathedral, cujo Magisterio exercitou enquanto não foi exercer o mesmo no real Convento de Palmela, faleseo no seculo de 700.

     Henrique de Faria natural de Lx.ª insigne Profesor de Muzica, foi Mestre em as Parroquias de S.ta Justa, e N. Senhora dos Martires de Lx.ª havendo exercitado o mesmo Ministerio em a Igreja Matris da Vila do Crato, compos diversas obras em Muzica, morreo na sua patria.

     Henrique José Calado natural de Lx.ª insigne tocador de viola, Compos algumas tocatas de viola, e m.to Minuete p.ª o mesmo Instrumento, faleseu no seculo de 700.

     Henrique da S.ª Esteves Negrão filho de Pedro da S.ª de Organista do Loureto passou a ser organista da Sé de Lx.ª tucava grandes dificuldades, soube Contraponto com muita profundidade, era bem digno de ocupar huma cadeira desta faculdade, compos salmos, responsorios, Missas, Ladainhas, e muitas tucatas de Cravo, deixou grandes Descipolos, era consultado pelos organeiros para lhes dar a milhor norma de fazerem orgãos, e cravos, faleseo no presente seculo.