Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes/I

Wikisource, a biblioteca livre

     Ignacio por Alcunha o bandurra por tocar este instrumento grandemente, natural da Cidade da Bahia compunha só modas a Duo, e mais vozas, porem eram engraçadíssimas.

     Ignasio Antonio Celestino Mestre da Sé da Cidade de Evora, compos algumas obras em Muzica, faleseo no seculo de 700.

     Ignasio de Loiola, natural da Cidade de Evora.

     Ignacio Noia Presbítero do habito de S. Pedro 'natural do Cabo homem douto em Filosofia Theologia, e outras admiraveis faculdades sendo tão bem muito douto em Muzica, foi Mestre da Cappela em S. Antonio do Recife em Pernambuco, dele existem algumas obras em Muzica, tocou muito bem Arpa, e Viola, e fez descretamente bem os versos Latinos e portugueses.

     Ignacio Terra Presbítero do Abito de S. Pedro homem Pardo tocava muito bem Arpa, e compunha não menos bem a sua Muzica dizem os seus nacionaes que tivera prodigiosa morte por que estando com a sua Arpa em Igaraçu onde se achava para fazer a Muzica dos Santos Cosme e Damião emprovizadamente largou o Instrumento, e disse que morria, acodirão os amigos a saber que molestia o oprimia, nenhuma respondeo ele, porem morro, para o que mandem me dar a Unção por ter dito nesse dia Missa, e como sertificasse com tantas veras o dito, derão ordem ao que ele pedia, e acabando de ungirsse espirou, foi Mestre da Capella da Sé de Olinda donde paresse que era natural; fazia descretamente os versos Espanhois e Portugueses.

     Inocencio de Sousa Mialha Mestre na Real Cappela de Vila Viçosa, Presbítero secular compos quase todo o salterio de David, e muitas Muzicas de quaresma.

     Izidoro Alvares natural da Cidade do Porto