Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes/L

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes por José Mazza
L


     Leocadio.

     Luiz de Pina e Mendonça Cavalleiro Proffesso na ordem de Christo f.° de Pedro de Pina Ozorio, e de Luiza Ozorio da Fonseca senhores de Caza de Remela; nasceo na Cidade da Guarda solar da sua nobre família, foi alumno da Suciedade Real de Londres, faleseo na sua quinta chamada de Pombo junto da Cidade da Guarda jaz sepultado na Cappela de N. Senhora da Conceição que edificou junto á sua mesma Quinta; entre muitas obras que escreveo de varias faculdades, compos na da Muzica o seguinte: opusculos pertencentes á Thioria, e pratica da Muzica.

     Luciano Xavier dos Santtos natural de Lx.ª organista da real Cappela dos Passos da Bemposta.

     Luis Alvares Pinto natural de Pranambuco homem pardo, excelente Poeta Portuguez e Latino, m.to inteligente na Língua Francesa, e Italiana; acompanhava muito bem rabecão, viola, rabeca veio a Lx.ª aprender contraponto com o selebre Henrique da Silva, tem composto infinitas obras com muito aserto principalmt.e Ecleziasticas; compos ultimate humas exequias á morte do Senhor Rey D. José o I a quatro coros, e ainda em composições profanas tem escrito com muito aserto.

     Luiz Bernardes advogado da Caza da Suplicação em Lx.ª foi grande theorico compos varias obras em Muzica.

     Luiz de Christo Fr. Religioso Carmelitano Calçado natural de Lx.ª filho de Thomas Dias, e de Sebastiana Gomes, foi m.to perito na Arte da Muzica, e destríssimo em Tanger orgão, cujo exercício teve por m.tos annos na Cathedral da sua Patria; compos entre muitas obras a 4 vozes as Paixões dos 4 Evangelistas faleseo a 7 de Setembro de 1693.

     Luis das Xagas Fr. Religioso da 3.ª Ordem da Penitência, natural de Vila Nova de Portimão em o Reino do Algarve, e depois de ser muitos annos Vigario do Coro, e M.e dos Noviços em Lx.ª foi eleito Me-nistro do Convento de S. Franc.co junto da Cidade de Silvis em o Reyno do Algarve, faleseo em o Convento de Lx.ª a 22 de Dezb.ro de 1640 compos muitas obras de Muzica, igualm.te suaves q. scientificas.

     Luiz José natural da V.ª de Borba Cappelão da real Cappela de Vila Viçosa fez entre outras obras hum Te Deum com instrumentos.

     Luiz de S.to Antonio Craveiro Fr. Religioso da 3.ª Ordem da Penitencia, natural de Lx.ª foi excelente organista, compos varias obras em Muzica, faleseo no seculo de 700.

     Luiz de S. Caetano Fr. filho de Manoel Martins de Freitas nasceo ean Felgueiras na Comarca de Guimarães, profesou o Instituto Sarafico na Província de Portugal no Convento de S. Francisco de Guimarães, depois de estudar as sciencias escolasticas, e ter patente de Pregador exercitar o oficio de Vigario do Coro do Convento de Lx.ª compos a Muzica de huma obra intitulada Coroa Sarafica desida de pura, e fragantes flores, cuja se imprimio em Lx.ª na Officina Joaquiniana da Muzica em o anno de 1744. 4.

     Luis da Maya Croecer asistio na Freguesia de S. João do real Convento da S.ta Cruz de Coimbra, alem de mais obras escreveo huma Arte de Cantoxão, cuja se imprimio em Coimbra na Officina de Antonio Simões Ferreira no anno de 1741. 4.