Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes/N

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes por José Mazza
N


     Nicolao Dias Velasco, Muzico da Camara de ElBey Catholico Felipe 4; e de seu Irmão Cardeal Alberto; compos numa obra intitulada Nuevo Modo de cifra para tañer Ia guitarra, impressa em Napoles por Egidio Longo 1640 4. foi destríssima tangedor de viola.

     Nicolao da Fonceca natural de Lx.ª foi Mestre da Cappela da sua Patria, e Conigo de 4.ª Prebenda, entre muitas obras que compos teve muito merecimento a Missa a 16 vozes. Nicolao Ribeiro Paço Vedro. Presbítero do abito de S. Pedro foi mestre do real Seminario de Muzica da Patriarcal de Lx.ª, escreveo varias obras em Muzica, hé natural da Vila Alenquer, e hoje hé Beneficiado.

     Nicolao Tavares natural da Cid.e de Portalegre da Província Transtagana; foi Mestre das Cathedraes de Cadiz, e Cuenca, onde faleseo n id.e de 25 a., deixou compostas varias obras Muzicaes.

     Nuno da Conceição Fr. natural de Lx.ª filho de João Soares Car-dozo, e Francisca Coutinha; Relegioso Trino, foi Lente de Muzica em a Universidade de Coimbra, tomando posse a 22 de O.bro de 1691 Compos salmos, Hinos e Motetes a diversas vozes, faleseo no Colegio de Coimbra a 8 de Fevereiro de 1737.

     Nuno da Cunha natural de Pernambuco, onde era julgado o milhor Compozitor que até o prezente tiverão compunha a 4 e a 8 vozes sem fazer partitura, contão os seus nacionaes, que de prepozito os seus inimigos lhe perderão huma voz de huma Missa, e ele escreveo estanta-niam.te as outras vozes, e a olho lançou a que lhe tinhão perdido.