Fantina/XIX

Wikisource, a biblioteca livre
< Fantina
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
XIX
por Francisco Badaró


D. Luzia procurava o lugar mais cerrado da quinta : queria o recolhimento, o silencio protector. Ella parada em um lugar pouco elevado fallava das arvores medicinaes e dizia as propriedades.

Aquelia de folhas lançeoladas e flôres pedicelladas, é a bucuiba, muito boa no tratamento das feridas e ulceras.

Fallou do camaracá-yuva, muito empregado em infusões peitoraes; do coacicá, de ramos rasteiros e pubescentes, de flôres dispostas em racimos compostos, muito usado o leite que possue para curar as ulceras syphiliticas, do imbirú, cheio de raízes tuberosas, folhas oblongo-lanceoladas, empregado em banhos nas dores rheumaticas, e o sueco dos fructos maduros nas dores de ouvido, do ipeuva, da familia das bignomiaceas, usadas como ante-syphiliticos e depurativos ; do jaborandy, de ramos sarmentosos emquanto novos, e glaubros quando antigos, de flores hermaphroditas e fructos akenio-oval, cercados na base pelo resto dos filetes, coroado de estigmas, e muito usado externamente contra picadas de cobras venenosas, e a raiz mastiga-se contra dores de dentes ; do jiticucú, de folhas mucronuladas e flores solitarias pendunculadas e raízes lactescentes, aconselhado para purgantes nos animaes ; do colossal jequitibá, cuja casca é um forte adstringente usado nas diarrhéas ; da jubeba, applicada contra o catarrho da bexiga ; do camarú, muito narcotico e revolutivo e diuretico ; do aguaracuinha-açu, de folhas decurrentes sobre o peciolo, cheirando a estramonio, empregado nas affecções cutaneas ; da canjabá, de folhas onduladas, que usada em pequenas doses actúa efficazmente sobre o systhema lymphatico, e em maior é purgativa e eminenagoga ; do tooiá, de folhas asperas e raizes sem tuberosidades, muito bom contra as febres putridas, e particularmente contra a syphilis. Encareceu muito a jurema, como efficaz nas leucorrheas. De caminho para casa ella raspou a casca de um sassafraz e disse ser o seu remedio para o estomago. E continuou dizendo que quasi nunca chamava medico para os negros ; pois que applicava e era bem feliz. Contou que dous rapazes que estavam doentes, muito fulos, de gengivas brancas, palpitações e flacidez nos musculos, foram curados, havia pouco. Ella dizia ter percebido logo que soffriam oppilação, e applicou-lhes ferro, e alimentou-os quasi exclusivamente a sangue de boi. E fazendo um gestosinho rasgado á guisa de estudante de medicina, sorriu-se. Frederico pasmavase diante de tanta sabedoria.

Uma vez, na cidade, fez successo uma phrase sua, em que fallava de amorose e anemias ; e o Zé de Deus sublinhou-a muitas vezes, affirmando que esses conhecimentos foram apanhados do marido, e dos seus livros, que apesar de serem francezes, ella os entendia, porque fora educada nas irmãs de caridade.


PD-icon.svg Este material está em domínio público nos Estados Unidos e demais países que protejam os direitos autorais por cem anos (ou menos) após a morte do autor.