História da Província de Santa Cruz/III

Wikisource, a biblioteca livre

Tem esta Provincia, assi como vai lançada na linha Equinocial para o Sul, oito Capitanias povoadas de Portuguezes, que contém cada huma em si pouco mais ou menos cincoenta legoas de costa, e demarcão-se humas das outras por huma linha lançada Leste oeste: e assi ficão limitadas per estes termos entre o mar Oceano e a linha da repatriçam geral dos Reis de Portugal e Castellaa. As quaes Capitanias ElRey Dom João, o terceiro desejoso de plantar nestas partes a Religiam Christaã, ordenou em seu tempo escolhendo para o governo de cada huma dellas vassallos seus de sangue e merecimento, em que cabia esta confiança, os quaes edificarão suas povoações ao longo da costa nos logares mais convenientes e accommodados que lhes pareceu pera a vivenda dos moradores. Todas estam já mui povoadas de gente, e nas partes mais importantes guarnecidas de muita e mui grossa artilharia que as defende e as segura dos inimigos assi da parte do mar como da terra. Junto dellas havia muitos Indios quando os Portuguezes começaram de as povoar: mas porque os mesmos lndios se levantavão contra elles e lhes fazião muitas treições os Governadores e Capitães da terra distruirão-nos pouco a pouco, e matarão muitos delles: outros fugirão pera o sertam e assi ficou a terra desocupada de gentio ao longo das Povoações. Algumas aldeas destes Indios ficarão todavia orredor dellas, que sam de paz, e amigos dos Portuguezes que habitão estas Capitanias. E pera que todas no presente capitulo faça mençam, nam farei por ora mais que referir de caminho os nomes dos primeiros Capitães que as conquistarão e tratar precisamente das povoações, sitios e portos onde residem os Portuguezes, nomeando cada huma dellas em especial assi como vão do Norte para o Sul, na maneira seguinte.

A primeira e mais antiga se chama Tamaracá, a qual tomou este nome de huma Iha pequena, onde sua povoaçam está situada. Pero Lopes de Sousa foi o primeiro que a conquistou e livrou dos Francezes em cujo poder estava quando a foi povoar: esta llha em que os moradores habitão divide da terra firme hum braço de mar que a rodea, onde tambem se ajuntão alguns rios que vem do sertam. E assi ficão duas barras lançadas cada huma pera sua banda, e a ilha em meio: per huma das quaes entrão navios grossos e de toda a sorte, e vão ancorar junto da povoaçam que está dahi meia legoa, pouco mais ou menos. Tambem pela outra que fica da banda do Norte se servem algumas embarcações pequenas, a qual por causa de ser baixa nam sofre outras maiores. Desta ilha para o Norte tem esta Capitania terras mui iargas e viçosas, nas quaes hoje em dia estiverão feitas grossas fazendas, e os moradores forão em muito mais crescimento, e florescerão tanto em prosperidade como em cada huma das outras si o mesmo Capitão Pero Lopes residira nella mais alguns annos e nam a desemparára no tempo que a começou de povoar.

A segunda Capitania que adeante se segue, se chama Paranambuco: a qual conquistou Duarte Coelho, e edificou sua principal povoaçam em hum alto á vista do mar, que está cinco legoas desta ilha de Tamaracá em altura de oito graos: chama-se Olinda, he huma das mais nobres e populosas villas que ha nestas partes. Cinco legoas pela terra dentro está outra povoaçam chamada Igaroçú, que por outro nome se diz a Villa dos Cosmos. E além dos moradores que habitão estas Villas ha outros muitos que pelos engenhos e fazendas estam espalhados, assi nesta como nas outras Capitanias de que a terra comarcaã toda está povoada. Esta he huma das melhores terras, e que mais tem realçado os moradores que todas as outras Capitanias desta Provincia os quaes forão sempre mui favorecidos e ajudados dos Indios da terra, de que alcançarão muitos infinitos escravos com que grangeão suas fazendas. E a causa principal de ella hir sempre tanto avante no crecimento da gente foi por residir continuamente nella o mesmo Capitão que a conquistou, e ser mais frequentada de navios desde Reino por estar mais perto delle que cada huma das outras que adeante se seguem.

Huma legoa da povoaçam de Olinda para o Sul está hum arrecife ou baixo de pedras, que he o Porto onde entram as embarcações. Tem a serventia pela praia e tambem per hum rio pequeno que passa por junto da mesma povoaçam. A terceira Capitania que adeante se segue, he da Bahia de Todos os Santos, terra de ElRey nosso Senhor: na qual residem o Governador, e Bispo, e Ouvidor geral de toda a costa. O primeiro Capitão que a Consquistou, e que a começou de povoar, foi Francisco Pereira Coutinho: ao qual desbaratarão os Indios com a força de muita guerra que lhe fizerão a cujo impeto nam pode resistir, pela multidão dos inimigos que entam se conjurarão por todas aquelas partes contra os Portuguezes. Depois disto tornou a ser restituida, e outra vez povoada por Thomé de Sousa o primeiro governador geral que foi a estas partes. E daqui por deante forão sempre os moradores multiplicando com muito acrecentamento de suas fazendas.

E assi huma das Capitanias que agora está mais povoada de Portuguezes de quantas ha nesta Provincia, he esta da Bahia de Todos os Santos. Tem tres povoações mui nobres e de muitos vizinhos, as quaes estam distantes das de Paranambuco cem legoas, em altura de trese graos.

A principal onde residem os do governo da terra e a mais da gente nobre, he a cidade do Salvador. Outra está junto da barra, a qual chamão Villa Velha, que foi a primeira povoaçam que ouve nesta Capitania. Depois Thomé de Sousa sendo Governador edificou a Cidade do Salvador mais adeante meia legoa por ser logar mais decente e proveitoso para os moradores da terra. Quatro legoas pela terra dentro está outra que se chama Paripe que tambem tem jurisdiçam sobre si como cada uma das outras. Todas estas Povoações estam situadas ao longo de huma bahia mui grande e fermosa, onde podem entrar seguramente quaesquer náos por grandes que sejão: a qual he tres legoas de largo, e navega-se quinze por ella dentro. Tem dentro em si muitas ilhas de terras mui singulares. Divide-se em muitas partes, e tem muitos braços e enseadas por onde os moradores se servem em barcos para suas fazendas.

A quarta Capitania que he a dos Ilheos se deu a Jorge de Figueiredo Correa, Fidalgo da Casa de ElRey nosso Senhor: e por seu mandado a foy povoar hum João Dalmeida, o qual edificou sua povoaçam trinta legoas da Bahia de Todos os Santos em altura de quatorze graos e dous terços. Esta povoaçam he uma Villa mui fermosa, e de muitos vizinhos, a qual está em cima de uma ladeira á vista do mar, situada ao longo de hum rio onde entrão os navios. Este rio tambem se divide pela terra dentro em muitas partes, junto do qual tem os moradores da terra toda a grangeria de suas fazendas: pera as quaes se servem por elle em barcos e almadias como os da Bahia de Todos os Santos.

A quinta Capitania a que chamão Porto Seguro conquistou Pero do Campo Tourinho: tem duas povoações que estam distantes das dos llheos trinta legoas em altura de dezaseis graos e meio: entre as quaes se mete hum rio que faz hum arrecife na boca como enseada, onde os navios entrão. A principal povoaçam está situada em dous logares, convém a saber parte della em hum tezo soberbo que fica sobre o rolo do mar da banda do Norte, e parte em huma varzea que fica pegada com o rio. A outra povoaçam a que chamão Santo Amaro está huma legoa deste rio para o Sul. Duas legoas deste mesmo arrecife, pera o Norte está outra que he o porto, onde entrou a frota quando esta Provincia se descobrio. E porque entam lhe foi posto este nome de Porto Seguro, como atras deixo declarado, ficou dahi a Capitania com o mesmo nome: e por isso se diz Porto Seguro.

A sexta Capitania he a do Spirito Santo, a qual conquistou Vasco Fernandes Coitinho. Sua povoaçam está situada em huma Ilha pequena, que fica distante das povoações de Porto Seguro sessenta legoas em altura de vinte graos. Esta llha jàz dentro de hum rio mui grande, de cuja barra dista huma legoa pelo sertam dentro: no qual se mata infinito peixe e pelo conseguinte na terra infinita caça, de que os moradores continuamente sam mui abastados. E assi he esta a mais fertil Capitania e melhor provida de todos os mantimentos da terra que outra alguma que haja na costa .

A setima Capitania he a do Rio de Janeiro: a qual conquistou Men de Sà, e á força darmas, offerecido a mui perigosos combates a livrou dos Francezes que a occupavão, sendo Governador geral destas partes. Tem huma povoaçam, a que chamão Sam Sebastiam, Cidade mui nobre e povoada de muitos vizinhos, a qual está distante da do Spirito Santo setenta e cinco legoas em altura de vinte e tres graos. Esta povoaçam está junto da barra, edificada ao longo de hum braço de mar: o qual entra sete legoas pela terra dentro, e tem cinco de traveça na parte mais larga, e na boca onde he mais estreito haverá um terço de legoa. No meio desta barra está uma Lagoa que tem cincoenta e seis braças de comprido, e vinte e seis de largo: na qual se pode fazer huma fortaleza pera defensam da terra, se comprir. Esta he huma das mais seguras e melhores barras que ha nestas partes, pela qual podem quaesquer nàos entrar e sahir a todo o tempo sem temor de nenhum perigo. E assi as terras que ha nesta Capitania, tambem sam as melhores e mais aparelhadas para enriquecerem os moradores de todas quantas ha nesta Provincia: e os que la forem viver com esta esperança, nam creyo que se acharão enganados.

A ultima Capitania he a de Sam Vicente, a qual conquistou Martim Afonso de Sousa: tem quatro povoações. Duas dellas estam situadas em huma llha que divide hum braço de mar da terra firme à maneira de rio. Estam estas povoações distantes do Rio de Janeiro, quarenta e cinco legoas em altura de vinte quatro graos. Esse braço de mar que cerca esta llha tem duas barras cada huma pera sua parte. Huma dellas he baixa e nam muito grande, por onde nam podem entrar sinam embarcações pequenas, ao longo da qual está edificada a mais antiga povoaçam de todas a que chamão São Vicente. Uma legoa e meia de outra barra (que he a principal por onde entrão os navios grossos e embarcações de toda a maneira que vem a esta Capitania) está a outra povoaçam, chamada Santos, onde por respeito destas escallas, reside o Capitão ou o seu Logo tenente com os officiaes do Conselho e governo da terra. Cinco legoas pera o Sul ha outra povoaçam a que chamão Hitanhaèm. Outra está doze legoas pela terra dentro chamada Sam Paulo, que edificaram os Padres da Companhia, onde ha muitos vizinhos, e a maior parte delles são nascidos das Indias naturaes da terra, e filhos de Portuguezes. Tambem está outra llha a par desta da banda do Norte, a qual divide da terra firme outro braço de mar, que se vem ajuntar com este: em cuja barra estam feitas duas fortalezas, cada uma de sua banda que defendem esta Capitania dos Indios e Corsarios do mar com artilharia, de que estam mui bem apercebidas. Por esta barra se serviam antigamente, que he o logar por onde costumavam os inimigos de fazer muito damno aos moradores. Outras muitas povoações ha por todas estas Capitanias alem destas de que tratei, onde residem muitos Portuguezes, das quaes nam quiz fazer mençam por nam ser meu intento dar notícia sinam daquellas mais assinaladas que sam as que tem officiaes de justiça e jurisdiçam sobre si como qualquer Villa ou Cidade destes Reinos.