João Ferreira de Almeida (1819)/Levitico/IX

Wikisource, a biblioteca livre
  1. E aconteceo a o dia oitavo, que Moyses chamou a Aaron e a seus filhos, e a os anciaõs de Israel.
  2. E disse a Aaron: toma te hum bezerro, filho de vaca, para expiaçaõ do pecado, e hum carneiro para holocausto, inteiros: e traze os perante a face de JEHOVAH.
  3. Despois fallarás a os filhos de Israel, dizendo: tomae hum cabraõ das cabras para expiaçaõ do pecado, e hum bezerro, e hum cordeiro de hum anno, inteiros, para holocausto.
  4. Tambem hum boy e hum carneiro por sacrificio gratifico, pera sacrificar perante a face de JEHOVAH; e offerta de manjares, amassada com azeite: porquanto hoje JEHOVAH vos aparecerá.
  5. Entaõ tomáraõ o que mandou Moyses, trazendo o diante da Tenda do ajuntamento, e chegou se toda a congregaçaõ, e se pós perante a face de JEHOVAH.
  6. E disse Moyses: esta cousa que JEHOVAH mandou, fareis; e a gloria de JEHOVAH vos aparecerá.
  7. E disse Moyses a Aaron: chega te a o altar, e faze tua expiaçaõ de pecado e teu holocausto; e faze propiciaçaõ por ty e polo povo: despois faze a offerta do povo, e faze propiciaçaõ por elles, como mandou JEHOVAH.
  8. Entaõ Aaron chegouse a o altar, e degolou o bezerro da expiaçaõ, que era por elle.
  9. E os filhos de Aaron trouxeraõ lhe o sangue, e molhou seu dedo no sangue, e o pós sobre os cornos do altar; e o de mais sangue derramou no fundo do altar.
  10. Mas o cebo, e os rins, e o redanho do figado da expiaçaõ do pecado acendeo sobre o altar; como JEHOVAH mandára a Moyses.
  11. Porem a carne e o couro queimou com fogo fora do arrayal.
  12. Despois degolou o holocausto; e os filhos de Aaron lhe entregáraõ o sangue, e espargio o sobre o altar a o redor.
  13. Tambem lhe entregáraõ o holocausto em seus pedaços, com a cabeça; e acendeo o sobre o altar.
  14. E lavou a fressura e as pernas; e as acendeo sobre o holocausto no altar.
  15. Despois fez chegar a offerta do povo, e tomou o cabraõ da expiaçaõ do pecado, que era do povo, e o degolou, e o adereçou por expiaçaõ do pecado, como a o primeiro.
  16. Fez tambem chegar o holocausto, e o adereçou segundo o rito.
  17. E fez chegar a offerta de manjares, e della encheo sua maõ, e o acendeo sobre o altar; alem do holocausto da manhaã.
  18. Despois degolou a o boy e a o carneiro em sacrificio gratifico, que era do povo; e os filhos de Aaron entregaraõ lhe o sangue, que espargio sobre o altar a o redor.
  19. Como tambem o cebo do boy, e do carneiro, o rabo, e o que cobre a fressura, e os rins, e o redanho do figado.
  20. E puseraõ o cebo sobre os peitos; e acendeo o cebo sobre o altar.
  21. Mas os peitos e a espadoa direita Aaron moveo por offerta movediça perante a face de JEHOVAH; como Moyses tinha mandado.
  22. Despois Aaron levantou suas maõs a o povo, e benzeo os; e deceo, avendo feito a expiaçaõ do pecado, e o holocausto, e a offerta gratifica.
  23. Entaõ entrou Moyses com Aaron na Tenda do ajuntamento: despois sahiraõ, e benzeraõ a o povo; e a gloria de JEHOVAH apareceo a todo o povo.
  24. Porque fogo sahio de diante da face de JEHOVAH, e consumio o holocausto e o cebo sobre o altar: o que vendo todo o povo, jubilaraõ e cahiraõ sobre suas faces.