João Ferreira de Almeida (1819)/Levitico/VIII

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Fallou mais JEHOVAH a Moyses, dizendo:
  2. Toma a Aaron e a seus filhos com elle, e os vestidos, e o azeite da unçaõ; como tambem o novilho da expiaçaõ do pecado, e os dous carneiros, e o cesto dos paens azimos.
  3. E ajunta toda a congregaçaõ á porta da Tenda do ajuntamento.
  4. Fez pois Moyses como JEHOVAH lhe mandára; e a congregaçaõ ajuntouse á porta da Tenda do ajuntamento.
  5. Entaõ disse Moyses á congregaçaõ: isto he o que JEHOVAH mandou fazer.
  6. E Moyses fez chegar a Aaron e a seu filhos: e os lavou com agoa.
  7. E lhe vestio a tunica, e cingio o com o cinto, e pós sobre elle o manto; tambem pós sobre elle o Ephod, e cingio o com o cinto artificioso do Ephod, e o apertou com elle.
  8. Despois pós lhe o peitoral, pondo no peitoral o Urim e o Tummim.
  9. E pós a mitra sobre sua cabeça, e na mitra diante de seu rosto pós a folha de ouro, a coroa da sanctidade; como JEHOVAH mandára a Moyses.
  10. Entaõ Moyses tomou o azeite da unçaõ, e ungio a o Tabernaculo, e tudo que avia nelle, e o sanctificou.
  11. E delle espargio sete vezes sobre o altar, e ungio a o altar e todos seus vasos, como tambem a Tina e sua base, pera sanctificálas.
  12. Despois derramou do azeite da unçaõ sobre a cabeça de Aaron, e ungio o, pera sanctificálo.
  13. Tambem fez Moyses chegar a os filhos de Aaron, e vestio lhes as tunicas, e cingio os com cinto, e apertou lhes as coysas; como JEHOVAH mandára a Moyses.
  14. Entaõ fez chegar a o novilho da expiaçaõ do pecado; e Aaron e seus filhos puseraõ suas maõs sobre a cabeça do novilho da expiaçaõ do pecado.
  15. E o degoláraõ, e Moyses tomou o sangue, e pos delle com seu dedo sobre os cornos do altar ao redor, e expiou a o altar: despois derramou o de mais sangue no fundo do altar, e o sanctificou, pera fazer propiciaçaõ por elle.
  16. Despois tomou todo o cebo, que está na fressura, e o redanho do figado, e os dous rins e seu cebo; e Moyses o acendeo sobre o altar.
  17. Mas o novilho com seu ouro, e sua carne, e seu esterco queimou com fogo fora do arrayal; como JEHOVAH mandára a Moyses.
  18. Despois fez chegar a o carneiro do holocausto; e Aaron e seus filhos puseraõ suas maõs sobre a cabeça do carneiro.
  19. E o degoláraõ, e Moyses espargio o sangue sobre o altar a o redor.
  20. Partio tambem ao carneiro em suas partes; e Moyses acendeo a cabeça, e as partes, e o cebo.
  21. Porem a fressura e as pernas lavou com agoa; e Moyses acendeo todo o carneiro sobre o altar: isso era holocausto de suave cheiro, huã offerta acendida a JEHOVAH; como JEHOVAH mandára a Moyses.
  22. Despois fez chegar a o outro carneiro, o carneiro das consagraço?s: e Aaron com seus filhos puseraõ suas maõs sobre a cabeça do carneiro.
  23. E o degoláraõ; e Moyses tomou de seu sangue, e o pós sobre a tenrilha da orelha direita de Aaron, e sobre o polegar de sua maõ direita, e sobre o polegar de seu pé direito.
  24. Tambem fez chegar a os filhos de Aaron; e Moyses pós daquelle sangue sobre a tenrilha de sua orelha direita, e sobre o polegar de sua maõ direita, e sobre o polegar de seu pé direito: e Moyses espargio o de mais sangue sobre o altar a o redor.
  25. E tomou o cebo, e o rabo, e todo o cebo que está na fressura, e o redanho do figado, e ambos os rins, e seu cebo, e a espadoa direita.
  26. Tambem do cesto dos paens azimos, que estava diante da face de JEHOVAH, tomou hum bolo azimo, e hum bolo de paõ azeitado, e hum coscoraõ; e o pós sobre o cebo, e sobre a espadoa direita.
  27. E tudo isto deu nas maõs de Aaron, e nas maõs de seus filhos; e o moveo por offerta mevediça perante a face de JEHOVAH.
  28. Despois Moyses o tomou de suas maõs, e o acendeo no altar sobre o holocausto: estas foraõ consagraço?s de suave cheiro, offerta acendida a JEHOVAH.
  29. E tomou Moyses o peito, e moveo o por offerta movediça perante a face de JEHOVAH: aquelle foi a quinhaõ de Moyses do carneiro das consagraço?s; como JEHOVAH mandára a Moyses.
  30. Tomou Moyses tambem do azeite da unçaõ, e do sangue que estava sobre o altar, e o espargio sobre Aaron e sobre seus vestidos, e sobre seus filhos, e sobre os vestidos de seus filhos com elle; e sanctificou a Aaron, e seus vestidos, e seus filhos, e os vestidos de seus filhos com elle.
  31. E Moyses disse a Aaron, e a seus filhos: cozei a carne diante da porta da Tenda do ajuntamento, e ali a comei com o paõ, que está no cesto das consagraço?s, como tenho mandado, dizendo: Aaron e seus filhos a comeráõ.
  32. Mas o que sobejar da carne e do paõ, queimareis com fogo.
  33. Tambem da porta da Tenda do ajuntamento naõ sahireis em sete dias, até o dia, em que se cumprirem os dias de vossas consagraço?s: porquanto por sete dias sereis consagrados.
  34. Como se fez neste dia, assi JEHOVAH mandou fazer, pera explicar vos.
  35. Ficareis pois á porta da Tenda do ajuntamento dia e noite por sete dias, e fareis a guarda de JEHOVAH, paraque naõ morraes: porque assi me foi mandado.
  36. E Aaron e seus filhos fizeraõ todas as cousas, que JEHOVAH mandou pela maõ de Moyses.