João Ferreira de Almeida (1819)/Mattheus/II

Wikisource, a biblioteca livre
  1. E SENDO Jesus ja nacido em Bethlehem de Judea, em dias d'el Rey Herodes, eis que viéraõ huns Sabios do Oriente a Jerusalem,
  2. Dizendo: aonde está o Rey nacido dos Judeos? porque vimos sua estrella no Oriente, e viémos a o adorar.
  3. E ouvindo el Rey Herodes isto turbouse, e com elle toda Jerusalem.
  4. E congregados todos os Principes dos Sacerdotes, e os Escribas do povo, perguntou lhes onde o Christo avia de nacer.
  5. E elles lhe disseraõ: em Bethlehem de Judea, porque assi está escrito pelo Propheta:
  6. E tu Bethlehem, terra de Juda, em maneira nenhuã es a menor entre os Principes de Juda, porque de ty sairá o Guia, que a meu povo Israël ha de apacentar.
  7. Herodes entaõ, chamando secretamente a os Sabios, informou se diligentemente d'elles àcerca do tempo, que a estrelha lhes aparecéra.
  8. E envando os a Bethlehem, disse: Ide, e perguntae diligentemente polo menino, e como o achardes, denunciae m'o, paraque eu tambem venha, e o adore.
  9. E avendo elles ouvido a el Rey, fóraõ se. E eis que a estrella, que tinhaõ visto no Oriente, hia diante d'elles, até que, chegando, se pôs sobre aonde estava o menino.
  10. E vendo elles a estrella, alegráraõ-se muyto com grande alegria.
  11. E entrando na casa, acháraõ a o menino, com sua mae Maria, e prostrando-se o adoráraõ. E abrindo seus thesouros, lhe offerecéraõ dons, ouro, e encenso, e mirra.
  12. E sendo por divina revelaçaõ avisados em sonhos, que naõ tornassem a Herodes, partíraõ se para sua terra por outro caminho.
  13. E partidos elles, eis que o Anjo do Senhor aparece a Joseph em sonhos, dizendo: levantate, e toma a o menino, e a sua mae, e foge para Egypto, e fica te lá até que eu t'o diga. Porque Herodes ha de buscar a o menino para o matar.
  14. E despertando elle, tomou a o menino, e a sua mae de noite, e foy se para Egypto.
  15. E esteve lá até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que o Senhor fallou pelo Propheta, que disse: do Egypto chamei a meu Filho.
  16. Vendo se entaõ Herodes escarnecido dos Sabios, indgnou-se em grande maneira, e mandou matar a todos os meninos em Bethlehem, e em todos seus termos, de idade de dous annos, e abaixo, conforme a o tempo, que dos Sabiso diligentemente inquiríra.
  17. Entaõ se cumprio o que foy dito pelo Propheta Jeremias, que disse:
  18. Huã voz se ouvio em Rama, lamentaçaõ, choro, e grande pranto: chorava Rachel seus filhos, e naõ quiz ser consolada, porque ja naõ saõ.
  19. Porem morto Herodes, eis que o Anjo do Senhor aparece em Egypto a Joseph em sonhos.
  20. Dizendo: levanta-te, e toma a o menino, e a sua mae, e vae te pera terra de Israël, que mortos ja saõ os que procuravaõ a morte do menino.
  21. Entaõ se levantou elle, e tomou ao menino, e a sua mae, e veyo-se pera terra de Israël.
  22. E ouvindo que Archelao reynava em Judea, em lugar de Herodes seu pae, receou ir pera lá; mas amoestado por divina revelaçaõ emsonhos, foy se para as partes de Galilea.
  23. E vindo ali, habitou em a cidade, chamada Nazareth; para que se cumprisse o que pelos Prophetas foy dito; que Nazareno se chamará.