Meu Captiveiro entre os Selvagens do Brasil (2ª edição)/Capítulo 15

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO XV
Do lugar d'onde lhes vem maiores
males e sua situação

A cinco milhas de S. Vicente ha um lugar chamado Bertioga que esses indios inimigos occupavam antes de se dirigirem para a ilha de Santo Amaro e para o interior.

Afim de tomar o passo aos indios, cinco irmãos mamelucos, filhos de pae portuguez e mãe indigena, todos christãos e conhecedores da lingua da terra e da portugueza, haviam, dois annos antes, resolvido erguer alli um forte. Eram elles João, Diogo, Domingos, Francisco e André de Braga, filhos de Diogo de Braga. A elles se juntaram mais alguns portuguezes attrahidos pela bondade da terra.

Os tupinambás souberam da erecção do fortim e prepararam uma expedição contra elles. Vieram uma noite com 70 canôas e, conforme seu costume, atacaram-nos de madrugada. Os mamelucos e os portuguezes, bem como os alliados selvagens que tinham comsigo, entrincheiraram-se em suas casas de pau a pique e defenderam-se emquanto puderam. Mas foram vencidos. Os tupinambás incendiaram a fortificação da Bertioga e apresaram os indios, que foram esquartejados e levados assim em postas para a terra dos vencedores. Quiz Deus, que os mamelucos e os portuguezes se salvassem milagrosamente.

Esta obra entrou em domínio público pela lei 9610 de 1998, Título III, Art. 41.


Caso seja uma obra publicada pela primeira vez entre 1929 e 1977 certamente não estará em domínio público nos Estados Unidos da América.