O Piolho Viajante/LVI

Wikisource, a biblioteca livre
< O Piolho Viajante
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O Piolho Viajante por Policarpo da Silva
Carapuça LVI


O tal amigo era mais sebeiro que cirieiro porque quando ele comprava quatro arrobas de cera, comprava ao mesmo tempo dez de sebo. E tinha feito reconciliar uma tal amizade entre o sebo e a cera que, por fim, tudo era cera. O que faz a boa união! E por tal vendia ambos os géneros.

Quando fazia as velas sempre lhe botava menos no peso porque se acaso lhe botava de mais, bem sabem vossas mercês a dificuldade que havia em se lhe tirar, porque era preciso raspar as velas. E a cera não é coisa que se lhe dê com uma lixa. Comprava também a cera que lhe iam vender, pela metade que ele vendia a sua. E se lhe perguntavam a razão por que não dava mais, respondia que tinha muito sebo, que o ofício estava perdido, que havia ali tal que lhe botava mais sebo que cera. E confirmava o dito porque, às vezes, na mesma que comprava com este defeito ainda em cima a ensebava mais e, então, dava a sua desculpa, dizendo: — Não quero que o ofício diga que eu o boto a perder. Eles assim o querem, assim o tenham.

Tinha dois pares de balanças, umas em que pesava a cera que alugava e outras em que a pesava quando a recolhia. E diziam por ali as más-línguas, mas era mentira, que os pesos das segundas eram falsificados. História! Disso não era ele capaz! No meu tempo houve tocha que, quando saía para fora, pesava três arráteis e quando vinha para casa trazia de menos três arráteis e uma quarta. Não, por aí não fazia o barco água! Por aí certamente não tinham por onde lhe pegar! Mais depressa pelos pavios, que os metia numa conserva de que ele sabia o segredo, que uma torcida de algodão que pesava uma oitava, quando saía do misto pesava uma onça. Mas isso era igual, que ele também nestes ingredientes gastava o seu dinheiro, ainda que a cera com a tal torcida durasse menos. Mas eu nunca vi comprar cera a ninguém para lhe durar. Para a gastar, sim. Neste caso, ia ele conforme os mais.

Este cirieiro tratava muito em negócios de defuntos, gente com quem eu não quero nada e tratei com toda a pressa de procurar cabeça, que foi a de um algibebe que lhe ia comprar cera para encerar as linhas. E é neste tal que vai a