Página:Atravez do Brazil (1923).pdf/14

Wikisource, a biblioteca livre

estudará os deveres recíprocos dos diversos membros de uma família – deveres nascidos de sentimentos naturais, tão intensos, que levam muitas vezes os indivíduos à prática de verdadeiros sacrifícios, como os que os pais fazem comumente pelos filhos – e como os que os dois pequenos heróis deste livro fazem por amor do pai.

Agora, uma lição de história. E preciso principiar explicando de um modo sensível as condições do Brasil antes da colonização. Fala por exemplo o livro de “sertão bruto, onde havia... índios..” É um excelente pretexto para dizer quem são esses índios, que antigamente aqui viviam sozinhos: os brancos e pretos vieram depois, e com eles veio a colonização. E então o professor apelará para a observação da criança, para que ela note a diferença entre o estado selvagem e as indústrias, instituições, obras e costumes que distinguem a civilização; mostrará que essas instituições e indústrias faltam ainda em grande parte a algumas terras do interior, onde a civilização ainda não penetrou. esta lição, desenvolvida de forma acessível à mentalidade do aluno, e apelando sempre para o seu próprio raciocínio e para a sua própria observação, ha-de levá-lo facilmente a fazer uma idéia do que era o Brasil selvagem.

Uma lição de geografia... A primeira lição do programa: terras e mares, acidentes geográficos. No segundo capítulo, o livro fala em mar: “o mar ficou lá trás...”, - ao passo que o trem avança para o interior do continente, entre montanhas, rios, etc. Aproveitando essas indicações, o professor ensinará que a superfície da terra compreende terras e mares: as linhas de encontro