Página:Iracema - lenda do Ceará.djvu/188

Wikisource, a biblioteca livre
- 168 -

pelos chronistas. A elle se attribue o bello rasgo de virtude de Anchieta, que para fortalecer a sua castidade, compunha nas praias de Iperoig o poema da Virgindade de Maria, cujos versos escrevia nas areias humidas, para melhor os polir.


Pag. 13.—Jurema.—Arvore mean, de folhagem espessa; dá um fructo excessivamente amargo, de cheiro acre, do qual juntamente com as folhas e outros ingredientes preparavão os selvagens uma bebida, que tinha o effeito do hatchis, de produzir sonhos tão vivos e intensos, que a pessoa fruia nelles melhor do que na realidade. A fabricação desse licor era um segredo, explorado pelos Pagés, em proveito de sua influencia. Jurema é composto de ju—espinho e rema cheiro desagradavel.

II. Irapuam—de ira-mel e apuam redondo: é o nome dado á uma abelha virulenta e brava, por causa da forma redonda de sua calmea. Por corrupção reduzio-se esse nome actualmente á arapuá. O guerreiro de que se trata aqui é o célebre Mel-Redondo, assim chamado pelos chronistas do tempo que traduzirão seu nome ao pé da lettra. Mel-Redondo chefe dos Tabajaras da serra de Ibyapaba foi encarniçado inemigo dos Portuguezes, e amigo dos Francezes.