Página:Violeiros do norte (1925).djvu/165

Wikisource, a biblioteca livre
V I O L E I R O S D O N O R T E
153

Eu quero é o pequenininho,
Que faz os meus peditóro.

Em outro capitulo deste volume vai inserta a “Historia das tres irmãs que se queriam casar com um moço só”. Essa poesia lembra a quadrinha portugueza:

Minha avó tem lá em casa
Um Santo Antonio velhinho:
Em os moços não me querendo,
Dou pancadas no santinho...

Rosa Dhalia e Rosa Amelia proromperam em improperios contra as almas e contra S. Sebastião, ao verem que Nequinho se decidira pela prima Flor do Dia, devota do padroeiro dos namorados felizes. Isso prova que tambem o nosso povo tem assomos de rebeldia contra os poderes mysteriosos, “tal qual o pova romano que, há dezenas de seculos, maltratava os deuses, quando estes não o attendiam.”

Para mostrar quanto a musa rustica se preoccupa com o sentimento religioso mencionarei que o cantador Luiz da Costa Pinheiro condensou em 115 sextilhas todo um sermão que ouviu ao notavel orador sacro Frei Marcellino de Milão, contra os jogadores, bebados e amancebados, surprehendendo ao erudito pregador com a fidelidade da reportagem versificada.

O menestrel alagoano Nabuco de Campos (um nome frondeur) em outras setenta estrophes reproduziu uma discussão travada em certo trem, entre um protestante e um catholico. Nabuco de Campos diz que o protestante

Falava de nossa Igreja
E deste povo misseiro,
Contra o povo rezador,
Ou beato ou noveneiro,
Mettia o pau, a valer,
No Padre do Juazeiro.