Tradução Brasileira da Bíblia/Amós/VI

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
  1. Ai dos que vivem sossegados em Sião, e dos que estão seguros no monte de Samaria, dos homens notáveis da principal das nações, aos quais vêm a casa de Israel!
  2. Passai a Calne, e vede; dali ide à grande Hamate; então descei a Gate dos filisteus; são, porventura, melhores do que estes reinos? ou são os seus termos maiores do que os vossos termos?
  3. Ai de vós que afastais o dia mau, e fazeis que se aproxime o assento da violência:
  4. ai dos que dormem em camas de marfim, e se estendem sobre os seus leitos, e comem os cordeiros tirados do rebanho, e os bezerros do meio da estrebaria;
  5. que garganteiam ao som da lira; que inventam para si instrumentos de música, assim como Davi;
  6. que bebem vinho de bacias, e se ungem com óleo mais precioso; porém não se afligem pela quebra de José.
  7. Portanto, pois, irão cativos entre os primeiros que forem levados cativos, e cessará a galhofa dos que banqueteiam.

  8. Jurou o Senhor Jeová por si mesmo, diz Jeová, Deus dos exércitos: Eu abomino a soberba de Jacó, e aborreço os seus palácios; por isso entregarei a cidade e tudo que nela houver.
  9. Se numa casa ficarem dez homens, morrerão eles.
  10. Quando o parente dum homem, isto é, aquele que o queima, o tomar para lhe levar da casa os ossos, e disser ao que estiver no mais interior da casa: Acaso está ainda alguém contigo? e este responder: Não; então lhe dirá ele: Cala-te; não se pode mencionar o nome de Jeová.
  11. Pois eis que Jeová ordena, e a casa grande há de ser ferida de brechas, e a casa pequena de fendas.
  12. Acaso correrão cavalos pelo penhasco? lavrar-se-á ali com bois? visto que tendes convertido em fel o juízo, e em absinto o fruto da justiça,
  13. vós que vos alegrais do nada, que dizeis: Não é assim que por nossa própria força nos temos tornado poderosos?
  14. Pois eis que, diz Jeová, Deus dos exércitos, levantarei contra vós, ó casa de Israel, uma nação, e vos oprimirão desde a entrada de Hamate até a torrente da Arabá.