Tradução Brasileira da Bíblia/Mateus/VI

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
  1. Guardai-vos, não façais as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tendes recompensa junto de vosso Pai que está nos céus.
  2. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados dos homens; em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
  3. Tu, porém, quando dás esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita,
  4. para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te retribuirá.

  5. Quando orardes, não sejais como os hipócritas; porque eles gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos dos homens; em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
  6. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te retribuirá.
  7. Quando orais, não useis de repetições desnecessárias como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.
  8. Não sejais, pois, como eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que lho peçais.
  9. Portanto orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus; santificado seja o teu nome;
  10. venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
  11. O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
  12. e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;
  13. e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
  14. Pois se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará;
  15. mas se não perdoardes aos homens, tão pouco vosso Pai perdoará as vossas ofensas.

  16. Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para fazer ver aos homens que estão jejuando; em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
  17. Tu, porém, quando jejuas, unge a cabeça e lava o rosto,
  18. para não mostrar aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te retribuirá.

  19. Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões penetram e roubam;
  20. mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não penetram nem roubam;
  21. porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
  22. A candeia do corpo são os olhos. Se estes, pois, forem simples, todo o teu corpo será luminoso;
  23. mas se forem maus, todo o teu corpo ficará às escuras. Se, portanto, a luz que há em ti, são trevas, quão densas são as trevas!
  24. Ninguém pode servir a dois senhores; pois ou há de aborrecer a um e amar ao outro, ou há de unir-se a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

  25. Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos da vossa vida pelo que haveis de comer ou beber, nem do vosso corpo pelo que haveis de vestir; não é a vida mais que o alimento, e o corpo mais que o vestido?
  26. Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as alimenta; não valeis vós muito mais do que elas?
  27. Qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um cúbito à sua estatura?
  28. Por que andais ansiosos pelo que haveis de vestir? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam,
  29. contudo vos digo que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
  30. Se Deus, pois, assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
  31. Assim não andeis ansiosos, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
  32. (Pois os gentios é que procuram todas estas coisas); porque vosso Pai celestial sabe que precisais de todas elas.
  33. Mas buscai primeiramente o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
  34. Não andeis, pois, ansiosos pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia bastam os seus próprios males.