Utilizador Discussão:GBSCHFRUSONI

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Wikisource, a biblioteca livre


Olá, GBSCHFRUSONI!

Boas-vindas ao Wikisource, um projeto colaborativo voltado para a construção de um acervo digital livre de livros e textos em domínio público, utilizando uma comunidade wiki. Nosso objetivo é disponibilizar textos em domínio público ou em licença aberta já existentes, que sejam relevantes para o público geral.

Se você deseja colaborar, é interessante que leia as seguintes páginas:


Informações adicionais:

  • Ao postar mensagens em páginas de discussão de usuário, de um texto ou no Café dos Novatos, sempre assine suas mensagens . Para isto, após escrever sua mensagem, digite ~~~~: sua assinatura será postada automaticamente ao salvar a página.
  • A comunidade Wikisource é muito flexível em relação a erros de novatos, por isto não hesite em editar: caso cometa erros, usuários experientes sempre ajudarão na sua edição. No entanto, como um projeto sério, alterações intencionais sem sentido são coibidas.
  • Os usuários experientes do Wikisource discutem sobre aspectos técnicos e administrativos do projeto na página Wikisource:Esplanada. Você é convidado a participar destas discussões.
  • Se você entrou no Wikisource porque um conteúdo seu ou de terceiros, protegido por direitos autorais, foi disponibilizado no Wikisource sem autorização, por favor comunique imediatamente à Esplanada para que possamos avaliar o caso e tomar as medidas cabíveis.


Boa estadia e bom trabalho!

. DARIO SEVERI (discussão) 00h57min de 18 de agosto de 2019 (UTC)[responder]

Sérgio Frusoni[editar]

Caro usuário,

Suas edições de obras de Sérgio Frusoni foram eliminadas do Wikisource. Apesar de você haver mencionado [1] que possui os direitos de dispor da obra do autor, você e todos os detentores dos direitos da obra devem enviar uma autorização formal para disponibilização do texto utilizando Wikisource:OTRS. Atenciosamente, Ozymandias (discussão) 19h15min de 21 de março de 2020 (UTC)[responder]

Tudo bem Gabriel ? Conforme deve ter visto, há uma pequena burocracia no Wikisource porque temos que garantir que todas as obras disponibilizadas estejam em domínio público ou em uma licença aberta (que possam ser usados livremente, de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 ou GFDL). Isto acontece porque o o objetivo do Wikisource é disponibilizar conteúdos que possam ser utilizados por qualquer um: isto significa que qualquer conteúdo do projeto pode ser copiado, utilizado e publicado sem pagamento de direitos. Desta forma, buscamos sempre nos resguardar juridicamente para que não haja problema de inclusão de obras que não atendam a estas condições.
Do que vi em c:Commons:Copyright rules by territory/Cape Verde, os direitos autorais no Cabo Verde seguem protegidos por 50 anos após o falecimento do autor. Neste caso, na melhor das hipóteses, as obras do Sérgio Frusoni estariam liberadas em 2025, porém há diversas particularidades que podem fazer com que este prazo aumentem. Mas em um primeiro momento, há perguntas chatas:
  • Quantos descendentes o Sérgio teve e quantos possuem direitos legais sobre sua obra ? No caso não bastaria apenas ser apenas descendente direto, mas verificar, quando morreu, se o Sérgio não passou especificamente os direitos para um ou mais herdeiros específicos. Em termos de direitos autorais, não basta que um herdeiro permita, mas todos os herdeiros legais devem autorizar o uso da obra e, no caso do Wikisource, abrir mão destes direitos perpetuamente: todos os herdeiros concordam com isto ? Ninguém vai mudar de ideia no futuro ?
  • O Sérgio vendeu direitos de publicação, tradução, etc. a editoras ou outros tipos de organização similares ? Se isto aconteceu, quando aconteceu, os períodos de direito de uso, etc. ?
  • Todas a obra ou apenas parte da obra do Sérgio Frusoni poderá ser disponibilizada de forma aberta ? Se apenas parte, quais ?
Depois de tudo isto, se você verificar que todos os herdeiros da obra querem disponibilizá-la de forma aberta, não há outros beneficiários da obra, etc. você poderá escrever uma mensagem para o OTRS com o texto de Modelo de Mensagem[2]: no caso, como você não deve ser o único beneficiário, você deverá anexar um documento com autorização de uso de todos os herdeiros legais da obra do Sérgio Frusoni. Depois envie para permissions-pt@wikimedia.org e aguarde.
Espero ter tirado qualquer dúvida. Qualquer coisa estou ao dispor,
Ozymandias (discussão) 12h31min de 27 de março de 2020 (UTC)[responder]
P.S. Após escrever qualquer mensagem, adicione quatro tis (12h31min de 27 de março de 2020 (UTC)) para assinar.