Utilizador Discussão:Jaideraf

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Possui alguma dúvida? Já sabe como editar em wikis, mas está perdido quanto a editar no Wikisource? Ou nem sabe como editar? Quer saber o que o Wikisource aceita? Que textos, onde e como pode adicioná-los? O que mais se pode fazer depois de colocar algo? Alguém tem acesso a uma certa edição impressa, para rever se o texto está certo?
Esclareça suas dúvidas no Café dos novatos.
  • Boa estadia e bom trabalho. Giro720 msg 23h16min de 28 de Dezembro de 2010 (UTC)
Adicionei um novo estatuto para você (o de de editor). Creio que isso fará com que suas novas edições apareçam em tempo real. (Caso não funcione, me dê um toque).Giro720 msg 19h01min de 11 de Março de 2011 (UTC)

Dicionário do Salvatore[editar]

Eu agradeço o e-mail, e o seu empenho na publicação das obras dele.

Já em relação ao bot, imagino que vou decepcioná-lo: a única coisa que o bot fez, foi carregar a cada 10 segundos, uma página nova do dicionário. Mais especificamente, eu preparei o texto do dicionário de modo que houvesse uma marcação de onde iria começar cada página e onde ela iria terminar e com qual título a página teria; o bot então leu essas informações e criou as páginas. O bot nada mais é do que um programa ou scripts (escritos em alguma linguagem de programação), que foram adaptadas para trabalhar com as wikis. No caso, o que que eu usei, foi o Pywikipediabot (algumas instruções) que são um conjunto de scrips escritos em w:Python (você precisaria instalar o Python 2.7 para que ele funcionasse). Com ele você pode fazer coisas como criar páginas wikis a partir de um arquivo de texto (pagefromfile.py) -- que foi o que eu fiz e geralmente é o que eu mais uso --; corrigir links para páginas de redirecionamento (disambredir.py); corrigir redirecionamentos duplicados (redirect.py), alterar categoria ou frases repetidas de vários arquivos, etc. Mas em geral são poucas coisas que dá para se fazer, sem o conhecimento de programação.

Há ainda os chamados bots semi-automáticos, como o w:en:Wikipedia:AutoWikiBrowser, que permite que você liste os artigos e faça edição em massa neles, como a troca de categorias, ou a troca de alguma expressão/padrão dentro do texto editado.

Voltando ao caso dos scripts com programação, eu deixei alguns exemplos úteis, que podem ajudar às vezes, em Utilizador:Giro720/Scripts. Por exemplo, o source_poem.py lê um arquivo txt, onde as primeiras linhas são o autor, o título da obra e as notas de cabeçalho, respectivamente, seguido do texto da obra. Os títulos das poesias são antecedidos por um asterisco (*). O script em seguida vai lendo o arquivo e criando o cabeçalho e categorias para cada poema, de modo que ele possa ser exportado em seguida pelo pagefromfile.py. O source_prosa.py faz algo semelhantes para as prosas, mas as marcações wikis, como itálicos ou negritos e links, que eventualmente apareçam no texto, precisam ser feitos manualmente. Giro720 msg 04h20min de 13 de Maio de 2011 (UTC)