Utilizador Discussão:Jorge alo

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Emblem-question.svg Possui alguma dúvida? Já sabe como editar em wikis, mas está perdido quanto a editar no Wikisource? Ou nem sabe como editar? Quer saber o que o Wikisource aceita? Que textos, onde e como pode adicioná-los? O que mais se pode fazer depois de colocar algo? Alguém tem acesso a uma certa edição impressa, para rever se o texto está certo?
Esclareça suas dúvidas no Café dos novatos.
  • Boa estadia e bom trabalho. @lestaty discuţie 14h17min de 28 de Setembro de 2010 (UTC)

Está activada,Jorge alo 14h36min de 28 de Setembro de 2010 (UTC)

Para que você tenha alguma ideia de como ficará o resultado: Os Livros de Linhagens. A princípio essa página deveria ser apenas o índice para os 4 livros de linhagem, mas eu não faço sei como classificar o texto introdutório do Alexandre Herculano (prólogo? introdução?). Alguma sugestão? Giro720 msg 20h07min de 26 de Outubro de 2010 (UTC)
Sim, sim, criei só para mostrar como ficará. A minha dúvida está nas notas: não compreendo o que significa «homens fidalgos»«fidalgos S.». Seria «fidalgos S.» o texto correto (ou o texto original)? Giro720 msg 23h45min de 26 de Outubro de 2010 (UTC)

Em relação a diagramação/editoração original, eu não vejo necessidade de segui-las totalmente. Por exemplo, eu costumo retirar os espaços anteriores as pontuações (: ou ;) e acrescentar espaços nos travessões (semelhante ao que é feito no www.pgdp.net, um projecto que também faz transcrições de textos para o Gutemberg), de modo a deixar o texto com a formatação usualmente aceita. Giro720 msg 23h45min de 1 de Novembro de 2010 (UTC)

Só estou a deixar um espaço entre os dois pontos... : ...porque aquilo não são dois pontos nenhuns, e, de facto, os «dois pontos» assinalam uma pausa, ou seja, são na realidade um «ponto e vírgula», mas pode-se fazer como tu dizes e, logo nos primeiros dois pontos que apareçam no Livro de Linhagens, meter uma nota Wiki a explicar isso. Vão ser precisas também notas Wikis para «minhana» (qualquer coisa como mea donna) e «de gaança» (fora do casamento, ilegítima ou ilegítimo), além da nota Wiki para explicar o /S. e o /C., mas isto tem tempo.

Depois de revisar a página inteira, antes de salvá-la, você pode clicar naquele botão com fundo amarelo próximo ao sumário de edição. Isso fará com que a página seja marcada como 'revisada' e possibilitará que outro usuário revise-a novamente e a marque como 'validada' (que é um botão verde que só aparece após a página ser marcada como 'revisada'). Essa é a maneira que é controlada a qualidade das revisões no domínio Página. Giro720 msg 15h44min de 5 de Novembro de 2010 (UTC)

Ok, vou passar a assinalar 'revisada'. A deficiência no carregamento pdf também já está resolvida. Quanto aos "tratamentos" pessoais, não é preciso tratarem-me por você, não tenho nada contra que me tratem por tu.