Utilizador Discussão:Henrique Passos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Wikisource, a biblioteca livre
Possui alguma dúvida? Já sabe como editar em wikis, mas está perdido quanto a editar no Wikisource? Ou nem sabe como editar? Quer saber o que o Wikisource aceita? Que textos, onde e como pode adicioná-los? O que mais se pode fazer depois de colocar algo? Alguém tem acesso a uma certa edição impressa, para rever se o texto está certo?
Esclareça suas dúvidas no Café dos novatos.
  • Boa estadia e bom trabalho. Lugusto 16h21min de 28 de Julho de 2008 (UTC)

Obras com visualização de originais[editar]

Olá Henrique. Para ajudar no processo de transcrição do texto Peregrinaçam, podemos usar uma ferramenta especial, do próprio wikisource, no qual a imagem do livro (facsimilie) fica ao lado da caixa de edição de texto, como já fizemos em Eneida Brazileira (Eneida Brazileira/I) e outros projetos semelhantes.

Como o livro está em domínio público, só precisamos carregar as imagens da Biblioteca Nacional para o Commons; eu e o User:Lugusto estamos vendo a melhor maneira de fazer isso (se uma imagem por página do livro ou um único ficheiro em formato DjVu). Esperamos que isso te ajude. Qualquer dúvida é só falar. Boas contribuições. Giro720 msg 22h40min de 28 de Julho de 2008 (UTC)

Olá,

Acabo de terminar de disponibilizar a Peregrinação no modo de visualização junto aos originais. Ela se encontra em Galeria:Peregrinaçam.

Até o momento não temos documentação de uso dessa funcionalidade traduzida para a língua portuguesa (o pt.wikisource ainda é pequeno e com poucas pessoas), mas, em en:Help:Side by side image view for proofreading é possível obter instruções de uso em inglês. Caso tenha software de OCR, sinta-se livre para copiar o texto reconhecido mas não revisto nas páginas da Galeria:Peregrinaçam e o ir revisando aos poucos, online. Essa funcionalidade existe exatamente para isso :)

Caso não tenha software de OCR, me escreva que eu posso em mais alguns dias disponibilizar o texto reconhecido nessas páginas.

Indo em Especial:Preferências, na aba de Gadgets, há uma ferramenta que muda a posição da imagem no recurso de visualização junto aos originais. Ela pode ser útil para casos de obras divididas em colunas, como é o caso dessa. Apesar de ainda estar sendo adaptado para esta wiki, esse pequeno javascript já se encontra funcional.

Qualquer coisa (dúvida, sugestão, reclamação etc) sinta-se à vontade para me escrever. Boas contribuições Lugusto 20h02min de 30 de Julho de 2008 (UTC)

Por conta de no modo de visualização padrão a imagem em miniatura da obra ser exibida ao lado do texto, imagino que os elementos vão ficar muito espremidos se forem divididos em colunas. Como exemplo, esta página do Wikisource em inglês ignora a formatação de colunas. Mas, caso imagine que o melhor a fazer é mesmo dividir em colunas, basta usar uma sintaxe parecida com a que se segue:
{|
|
Texto da Coluna 1.

Com espaços de parágrafos à vontade
|
Texto da Coluna 2

Espaços à vontade aqui também
|}
É possível testar a sintaxe wiki à vontade, sem se preocupar em estragar páginas ou não, na página de testes do Wikisource. Para tags mais avançadas do exemplo de uso de tabelas que mencionei acima, a mw:Help:Tables pode te ser útil. Boas contribuições Lugusto 22h44min de 30 de Julho de 2008 (UTC)