Wikisource:Esplanada/Festa junina no Wikisource lusófono

Wikisource, a biblioteca livre

Começamos, a alguns dias, a fazer a revisão colaborativa da digitalização de um livro com rimas para uso em festas juninas. Na verdade, a idéia foi de lançar o projeto de revisão do mês (que existe no Wikisource em inglês desde julho de 2008), como forma de divulgar o que se pode fazer por lá além de ler os materiais já disponibilizados, e de forma mais confiável do que meramente soltar um texto em página wiki). O processo de revisão inclui se manter fidedigno a grafias antigas da língua portuguesa, mas existem recursos que, se alimentados crescentemente com os termos modernizados, permitirão a exibição do texto em grafia contemporânea de forma automática a todos.

A recompensa será apenas a de se distrair lendo um texto antigo enquanto se dá nova vida a ele e aprende uma coisinha ou outra com os demais usuários contribuindo com o mesmo material (ou em outros), mas vale a pena =)

Se ao invés de trabalharem com o livro escolhido para inaugurar o projeto preferirem trabalhar com outro, basta me procurarem. Mesmo se nem souber se for um material já digitalizado e em domínio público me digam, que dou uma caçada rápida por ele. Se preferirem contribuir com outras frentes, inclusive a de sugerir livros para os próximos meses, fiquem à vontade também. Só não fiquem à vontade pra me mandar ir passear em lugares longiquos -.- Lugusto 21h59min de 8 de maio de 2014 (UTC)[responder]


Tópico duplicado do original na Wikipédia ([1]) para re-uso facilitado em redes sociais