Utilizador:555/Wikisource:Para wikipedistas

Wikisource, a biblioteca livre
Wikisource para wikipedistas
Um guia rápido ao Wikisource para usuários já familiarizados com nosso maior projeto irmão, Wikipédia.
Wikisource é a biblioteca Wikimedia

Bem-vindo ao Wikisource, a biblioteca com materiais de licenças livres que qualquer um pode contribuir e ampliar.

Por ser um wikipedista você já sabe o que um wiki é, como funciona e como editar. Esta página explicará as principais diferenças entre o Wikisource e a Wikipédia, procurando ajudar na familiarização de como as coisas se dão por aqui. No Wikisource não são desenvolvidos novos conteúdos mas, sim, disponibilizados materiais pré-existentes para a disseminação do conhecimento e artes já construídos, a fim de facilitar seu acesso a uma maior quantidade de pessoas.

Principais diferenças entre a Wikipédia e o Wikisource[editar]

Tabela 1 - Resumo das diferenças entre Wikipédia e Wikisource
Wikipédia Wikisource
Artigo/Verbete Obra
Notabilidade Pré-publicação
Referências Original digitalizado
Espaços nominais Adicionais: Anexo, Autor, Galeria, Página, Em Tradução
Uso de mídias em Fair use Apenas materiais em domínio público e/ou licença livre
Páginas de desambiguação Páginas de desambiguação
Listas de versões de uma mesma obra
Estilo e formatação A grafia tem de ser mantida fiel ao original/fonte
Cabeçalhos em todas as páginas
  • Obras: as páginas do espaço nominal principal contém obras, não artigos ou verbetes. No Wikisource, em vários momentos são usadas subpáginas de páginas no espaço nominal principal, enquanto que na Wikipédia isso raramente ou nunca é usado.
  • Notoriedade: O Wikisource não se orienta a partir de critérios de notoriedade, mas sim em verificar se os materiais colecionados foram publicados anteriormente através de um meio formal e em licenciamento compatível.
    • Em certos momentos, materiais de interesse histórico serão aceitos independentemente de seu histórico de publicação. Apenas nesses cenários que uma análise quanto a notoriedade será levada em consideração.
  • Fontes fiáveis: enquanto a Wikipédia apresenta informações que devam ser comprovadas a partir de fontes externas, o Wikisource contém transcrições integrais de materiais que deverão ser acompanhadas de digitalizações das edições originais.
  • Eliminações: no Wikisource existem dois principais motivos para a eliminação de um material: incompatibilidade de licenciamento e materiais que não se adequam ao escopo do projeto. Por ser consideravelmente menor que a Wikipédia, tais procedimentos costumam se dar por vias informais, através de troca de mensagens diretamente entre um administrador e um usuário (mensagens essas que deverão ser sempre regidas por um ambiente de cordialidade e franqueza). Casos mais complexos poderão ser debatidos através das páginas Wikisource:Violações de direitos autorais, Wikisource:Páginas para eliminar ou mesmo pela Wikisource:Esplanada.
  • Espaços nominais: o Wikisource possui cinco espaços nominais além dos comumente utilizados na Wikipédia. Autor: contém informações biográficas básicas sobre cada autor, bem como listagens e links para suas obras. Galeria: contém dados básicos e índice de navegação através das digitalizações de uma publicação, enquanto Página: conterá a transcrição de cada uma das páginas de uma publicação original. Em Tradução: conterá as páginas usadas para uma tradução colaborativa de uma dada obra que esteja em progresso. Anexo: conterá páginas auxiliares às dos demais espaços nominais.
    • A maior parte do conteúdo suplementar, incluindo listas, coleções e trabalhos relacionados de diferentes autores devem se encontrar nos espaços nominais Portal ou Anexo. Navegações auxiliares em materiais ordenados por autores poderão ser colocados ou em subpáginas da página do espaço nominal Autor correspondente, ou no espaço nominal Anexo.
    • Além de auxiliar na navegação e localização de conteúdos, no espaço nominal Anexo também é gravada a ficha catalográfica de cada obra, através da predefinição {{Ficha}}, que obrigatoriamente deverá ter, no mínimo, a fonte e o licenciamento da obra.
    • O espaço nominal Portal é usado de forma ligeiramente diferente no Wikisource do que na Wikipédia. Aqui ele atua como índice de assuntos ou para organização e navegação de textos do domínio principal.
  • Fair use – Nenhum texto do Wikisource poe estar protegido por direito autoral, nem mesmo se ele se qualifica como "uso justo" ("fair use"). Tudo deve estar ou em domínio público ou estar licenciado com uma licença livre compatível.
  • Desambiguação – O Wikisource utiliza as páginas de {{desambiguação}} de forma parecida a da Wikipédia quanto a autores ou obras com títulos/nomes idênticos ou muito próximos. No entanto, o Wikisource possui um subtipo especial de página de desambiguação: página com {{lista de versões}} (por exemplo, A Bela e o Monstro).
  • Escrita e gramática – não devem ser "corrigidas" no Wikisource. Se o erro era parte do original, ele deve ser mantido. Erros tipográficos podem ser mostrados através de predefinições (como {{SIC}}).
  • Cabeçalhos de navegação – o Wikisource utiliza predefinições de navegação em praticamente todas as páginas. No espaço nominal principal, utiliza-se {{navegar}}. Páginas no espaço nominal de Autores usam {{autor}}. Anexos e portais usarão a {{cabeçalho para portais}}. Páginas de documentação deverão conter a {{cabeçalho para documentação}}.

Diferenças culturais[editar]

O método preferido de inclusão de obras no Wikisource é através da extensão ProofreadPage, que permite uma comparação lado-a-lado do texto e a cópia digitalizada do documento original. É possível adicionar obras copiando e colando a partir de outros sites (como os do Projeto Gutenberg), ou mesmo transcrevendo o texto diretamente de um livro físico. Estes dois últimos métodos são aceitáveis, se necessário, mas não são os melhores. O objetivo do Wikisource é que, eventualmente, todos os trabalhos sejam revisados dentro Wikisource estando, portanto, acompanhados de reproduções das obras originais.

Diferenças tecnológicas[editar]

O Wikisource utiliza a extensão Proofread Page para permitir a transcrição de textos a partir da digitalização das obras.

Essa extensão funciona tanto com PDFs quanto com arquivos DjVu, TIFFs e outros formatos de arquivos (que serão mais trabalhosos para lidar com obras de várias páginas); o formato preferido é o DjVu, por se basear em uma especificação aberta e livre (PDF se baseia em especificações abertas, porém proprietárias). Os arquivos são mantidos preferencialmente no Wikimedia Commons; uma página correspondente é criada no espaço nominal Galeria (com o exato mesmo nome do upload, diferenciando-se apenas pelo prefixo de página ser Galeria ao invés de Ficheiro). A extensão ProofreadPage irá criar automaticamente links na página Galeria para cada "folha" do arquivo. Estas páginas estarão em subpáginas no espaço nominal Página. Após o textos serem transcritos das digitalizações, as páginas serão transcluídas para o espaço nominal principal de um modo semelhante ao utilizado nas predefinições da Wikipédia.

A extensão permite que cada página tenha um "estado de revisão" diferente (mais comumente "não revisada", "revisada" e "validada"; "problemática" ou "nenhum texto" para circunstâncias especiais). Pelo menos dois usuários são necessários para aprovar cada página do espaço nominal Página. Cada estado é codificado através de cores. Este status é visível no espaço nominal Página e Galeria; no espaço nominal principal o estado das páginas transcluídas é vísivel através de uma tarja no topo de cada página.

Este sistema garante a confiabilidade dos textos no Wikisource. Ele não fornece apenas obras totalmente transcritas e revisadas para o projeto, mas também faz com que os scans da obra original estejam imediatamente disponíveis para qualquer usuário, de modo que qualquer erro ocorrido durante o processo de revisão e validação possa ser corrigido posteriormente (ou confirmado como sendo parte do texto original). Além disso, a extensão incorpora o conceito Wikimedia de que qualquer um pode contribuir com o processo de revisão de fontes; tudo está aberto e disponível para todos.

Como adicionar uma obra ao Wikisource[editar]

Diagrama de Venn com os critérios de inclusão de obras no Wikisource. Os três círculos sobrepostos possuem os seguintes rótulos: "Referenciado", "Publicado" e "Licenciado". A área onde todos eles se sobrepõem é mostrada em verde. As áreas onde apenas dois se sobrepõem são mostradas em amarelo (exceto a sobreposição "Referenciado"-"Publicado", que permanece em branco).
A intersecção desses três requisitos é mostrada em verde neste diagrama de Venn, representando o melhor cenário possível. Duas intersecções são mostradas em amarelo como aceitáveis porém não ideais. O Wikisource aceita obras que são de notável importância histórica; neste caso, deverão ser referenciadas e licenciadas, apesar de não necessariamente previamente publicadas. Também é aceitável adicionar obras sem uma cópia digitalizada, desde que uma fonte seja indicado na ficha a ser criada no espaço nominal Anexo, mantida a obrigatoriedade de ser referenciada e licenciada de forma adequada. Atenção: obras sem digitalizações a elas associadas correm grandes riscos de serem eliminadas; por isso, sempre que existir uma digitalização disponível, será necessário associá-la ao texto disponibilizado no Wikisource.

É preferível que novos materiais sejam adicionados no Wikisource através do texto transcluído de digitalizações salvas no formato DjVu e armazenadas no Wikimedia Commons. Apesar disso, as digitalizações poderão estar em outros formatos, ou mesmo armazenadas no upload local do Wikisource; da mesma forma, determinados materiais serão tolerados sem digitalizações à eles associados, apesar de correrem riscos de virem a ser eliminados.

Existem três principais requisitos para um material ser adicionado ao Wikisource, como mostrado no diagrama de Venn à direita e explicado a seguir.

Fontes[editar]

Os materiais disponibilizados no Wikisource devem ser referenciados. O cenário ideal envolve disponibilizar obras junto às digitalizações de suas edições originais, digitalizações essas preferencialmente em formato DjVu e pela extensão ProofreadPage, conforme já explicado anteriormente. Obras sem digitalizações de originais são aceitas em algumas circunstâncias, mas poderão ser eliminadas se o Wikisource como um todo alterar suas políticas e recomendações em alguma ocasião futura; obras que não tenham nem digitalizações nem referências são eliminadas de forma periódica, apesar de ser preferível referenciar e associar a digitalizações e diversos voluntários assim procederem ao invés de as eliminar.