Wikisource Discussão:Construir

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre as 50 edições[editar]

Para evitar contestações futuras, deixo explicado aqui os precedentes no qual me baseei para colocar o limite de 50 edições para a participação como editor ativo neste projeto.

  • Quando da votação para criar o Wikisource lusófono e outras edições, nesta votação foi colocado o limite mínimo de 50 edições para que o voto da pessoa pudesse ser considerado válido. Isso foi uma prevenção discutida naquela ocasião para que não fossem criadas novas wikis fantasmas, e que as que fossem criadas tivessem alguma quantia inicial de editores interessados (era recente então a discussão sobre os stewards fecharem edições da Wikipédia que estivessem deixadas às moscas, para previnir que o pouco material disponível fosse destruído e ninguém reparasse).
  • Na Wikipédia lusófona, quanto da decisão de direito ao voto, falaram no limite mínimo de 100 edições válidas (ou seja, nada de vandalismos) em domínio principal para a pessoa poder votar. Lá era, no entanto, para evitar a criação de sock puppets que falsificassem a votação.
  • De agosto de 2005 a janeiro/fevereiro de 2006 o Wikisource lusófono esteve às moscas, apenas com editores eventuais. O Fernando se interessou pelo projeto e eu acabei vindo atrás, resolvendo me interessar pelo projeto também. Depois de pouco tempo que eu e ele começamos a organizar e expandir o acervo, mais usuários passaram a editar por aqui, felizmente.
    • No entanto, os projetos lusófonos menores sofrem de um problema muito grave: do mesmo jeito que vem editores da Wikipédia interessados no desenvolvimento do projeto, também vem editores da Wikipédia que apenas dão umas passadas no projeto. Essas passadas muitas vezes são produtivas, quer pelas edições que são feitas, quer pelas idéias que são dadas. Mesmo assim, resta um problema. Quem se torna editor ativo e freqüênte é quem se acostuma com o manejo do projeto e vê onde estão as falhas e pontos fortes das regras e costumes. Por serem elas que tem isso claro, e por serem elas que vão estar no dia-a-dia do projeto que lhes deve ser permitido terem uma opinião sendo levada em conta. No fundo, isso também está presente no direito ao voto da Wikipédia.
  • A limitação de edições, quer seja para o direito ao voto da Wikipédia, quer seja para este no Wikisource, tem efeitos positivos. Para poder estar no direito ao voto, muitos wikipedistas são levados a fazerem edições produtivas. O mesmo ocorreu aqui. Desde a criação do projeto, mais dois editores tornaram-se editores ativos. Ultrapassaram as 50 edições nos três domínios e, continuam acumulando edições, não em algumas dezenas, mas, já em algumas centenas.

Foi com o raciocínio desses dois precedentes e com essa argumentação que o limite mínimo de 50 edições nos domínios principais, Autor e Portal foi colocado e, que, finalmente, a exponho aqui. Lugustomsg 16:54, 1 Julho 2006 (UTC)

Tento colaborar para o crescimento do Wikisource lusófono todos os dias e, como o Lugusto disse, percebo que há de se fazer melhorias. Continuo a passos moderados e deixo essa mensagem para que meus amigos editores e administradores saibam do esforço e luta para manter o Projeto vivo e operante. Caso eu cometa alguma falha, por favor, foi por acreditar que estava esforçando-me por aprender e contribuindo de forma positiva. Sintam-se à vontade para me contactar a qualquer momento e ensinar-me o que ainda não sei. Um abraço a todos, Manoel FernándezMsg 13h00min de 4 de abril de 2009 (UTC)