Wikisource Discussão:Livro de estilo

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Movido de http://pt.wikisource.org/w/index.php?title=Wikisource:Livro_de_estilo&oldid=81908 Lugusto 20h06min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)


O que está contido neste livro de estilo deveria ter um caráter sugestivo, não impositivo. Infelizmente, pelo que tenho visto, há certos ditadorzinhos aqui (ex.: um tal de 555) que estão a impor o padrão sugerido por este guia, acessando entradas criadas por outrém e apenas alterando o estilo, não acrescentando conteúdo novo algum. É aquela velha história: uns entedem e respeitam o livro-arbítrio que todos têm ou deveriam ter, e outros, por diversas razões, não entendem e, muito mais do que não respeitar, passam por cima do livre-arbítrio daqueles que o tem. É por essa e outras razões que criar um mundo melhor é algo ainda um tanto difícil.

Além disso, o mais engraçado é a preguiça que se vê nesses: em algumas entradas apenas entram e colocam o aviso de que aquela entrada deve ser wikificada. Ora, se a entrada deve ser wikificada, quem colocou o aviso que faça então o serviço. É muito melhor ir lá e mudar do que ir lá e colocar um aviso para que um outro faça o que ele, o que põe o aviso, não quer fazer. o comentário precedente não foi assinado da forma habitual em wikis. Ele foi escrito por 189.26.85.221 (discussão • contrib.)


Realmente, é difícil criar um mundo melhor... quando não há diálogo. Acredito que você deva ser o mesmo que fez estas edições. Vou procurar explicar detalhadamente, na esperança de que virá ler o que ocorreu, já que há o agravante de você não possuir o cadastro no Wikisource (o que torna o diálogo entre usuários um pouco confuso).
O Livro de estilo do Wikisource, tal como o de outras wikis, possui realmente caráter sugestivo. Só que possuir caráter sugestivo não quer dizer "me ignore por completo, eu não sirvo para nada". Esse caráter sugestivo é no sentido de apresentar um padrão-comum às demais pessoas, para que partam a partir desse padrão e o adaptem conforme for necessário. É sugestivo por não ser uma lei que todos devem seguir. Mas, é um ponto de referencial de onde as pessoas partem.
O Livro de estilo do Wikisource foi elaborado a partir de diálogos com outros editores. Parte considerável das propostas é minha, mas se pode notar propostas de outras pessoas, ou mesmo ideías minhas que foram aperfeiçoadas por outras. Ou seja: mesmo o ponto de referencial foi elaborado em conjunto (pequeno, pois somos poucos os que participam do Wikisource, mas foi). E, o ponto de referencial está sempre aberto a questionamentos.
Quanto à colocar apenas {{wikificar}} e nada fazer: o problema é que não tenho todo o tempo disponível que desejava ter para eu mesmo fazer. Logo, coloco esses avisos (que, aliás, tal prática é usada em mais lugares) para que eu ou outra pessoa tenhamos como localizar a página mais tarde, para trabalhar nela. Coisa que nem eu fiz e nem você, que removeu o aviso sem nada falar, vindo agora apenas descarregar a raiva na página do livro de estilo em si :(
Vamos trabalhar juntos? Tem algo a propor, sugerir? Está com uns minutos a mais do que eu para você mesmo formatar a partir do referencial? Lugusto 20h19min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)