Meu Captiveiro entre os Selvagens do Brasil (2ª edição)/Capítulo 11

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO XI
De como chegou um dos outros navios
que se tinham perdido

Tres semanas depois que fundeámos chegou um dos navios da nossa frota, no qual vinha o primeiro piloto. O terceiro perdeu-se e nunca mais tivemos noticia delle.

Nada mais havia que fazer naquellas paragens e apparelhámos para seguir, fazendo provisão para seis mezes, pois tinhamos que vencer umas trezentas leguas. Occorreu, porém, um desastre. Depois de tudo prompto, perdemos no porto o navio maior e ficou impedida nossa viagem.

Permanecemos alli dois annos, no meio de grandes perigos e privações. Fomos obrigados a comer lagartos, ratos do campo, mariscos das pedras e quantos animaes exoticos podiamos apanhar. Os selvagens nos abandonaram logo que nada mais possuiamos para lhes dar em troca de provisões. Não podiamos nos fiar nelles, nem permanecer naquelle deserto por mais tempo; em vista disso o capitão deliberou que, não cabendo todos nós no pequeno navio restante, parte fossemos por terra para Assumpção, que distava d'alli trezentas milhas.

Assim foi feito. Partiram esses companheiros, levando comsigo alguns indios; muitos pereceram no sertão, mas outros como depois o soubemos, chegaram ao destino.

Esta obra entrou em domínio público pela lei 9610 de 1998, Título III, Art. 41.


Caso seja uma obra publicada pela primeira vez entre 1929 e 1977 certamente não estará em domínio público nos Estados Unidos da América.