Meu Captiveiro entre os Selvagens do Brasil (2ª edição)/Capítulo 3

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO III
De como os selvagens de Pernambuco
estavam revoltados e queriam destruir
a Colonia dos Portuguezes


Aconteceu, porém, que os selvangens d'aquellas redondezas se haviam revoltado contra os portuguezes. Causa do levante foi terem os colonos escravisado alguns indios, cousa que pela primeira vez faziam.

O commandante Coelho encarecidamente nos pediu que ocupassemos um lugar de nome Iguarassú, naquelle momento sitiado pelos selvagens. Essa colonia distaria umas cinco milhas do porto em que lançámos ancora, chamado Olinda pelos portuguezes e Marin pelos da terra. Tambem Olinda se via ameaçada e não podia distrahir soccorros para Iguarassú.

Tomámos uma embarcação pequena e com quarenta homens remámos para Iguarassú. Era uma colonia nova, situada num braço de mar que avança duas leguas terra a dentro. Alli encontrámos noventa portuguezes e escravos, entre pretos e indios, uns trinta. Os sitiantes, ao que diziam na colonia, eram copiosissimos, avaliados em oito mil.

Esta obra entrou em domínio público pela lei 9610 de 1998, Título III, Art. 41.


Caso seja uma obra publicada pela primeira vez entre 1929 e 1977 certamente não estará em domínio público nos Estados Unidos da América.