Saltar para o conteúdo

Página:Da França ao Japão (1879).djvu/297

Wikisource, a biblioteca livre
234
DA FRANÇA AO JAPÃO

 
Pags.
Viagem pelo Mar Vermelho. — Chegada á Aden. — Sua população. — Os nadadores arabes. — Uma regata original. — A cidade arabe. — Um povo patriarchal. — As cysternas de Aden. — Ponta de Galles. — A ilha de Ceylão. — O Jardim das canelleiras. — O templo de Budha. — Os Portuguezes, os Hespanhóes e os Inglezes em Ceylão. — O budhismo da India. — A origem de Budha IV. — A chiromancia em Ceylão. — Entrevista com um astronomo indiano. 
 49
 
 
O estreito de Malaca. — Os piratas malayos e chins. — Uma fragata disfarçada. — Os juncos chinezes. — A cidade de Cincapura. — Seus habitantes, usos e costumes. — Um consul que honra o Brazil. — Saigon, capital da Conchinchina franceza. — Suas bellezas. — As tribus selvagens da Conchinchina. — Partida de Saigon. — O encontro com um cyclone. 
 67
 
 
Hong-Kong. — Os inglezes e o opio. — Um grito de indignação do governo do Celeste Imperio. — O commercio de Hong-Kong. — Os negociantes chinezes e japonezes. — Um novo meio de transporte. — Os chins do norte e os do sul. — A razão dos pequeninos pés das damas chinezas. — Macáo. — Como são recebidos os europeos na China. — Um curioso pasquim. — Attentados commettidos pelos chins contra os estrangeiros. 
 81
 
 
A civilisação chineza. — Costumes chinezes. — A preponderancia do cultivo intellectual entre os chins. — A familia chineza. — Os casamentos. — Um codigo criminal philosophico. — As innovações no Celeste Imperio. — As ultimas concessões do governo da China sobre a civilisação europea.Um estrangeiro poderoso na China. — As alfandegas chinezas. — Um devastador cyclone no porto de Hong-Kong. — Um quadro horrivel. — Como se pode visitar o Japão sem travar-se conhecimento com os cyclones. — Um fatalista em acção. 
 95
 
 
O Japão antigo. — Os escriptores hollandezes ciosos da descoberta do Japão pelos portuguezes. — Fernão Mendes Pinto. — Como este viajante descobrio o Japão, e como foi recebido nesse paiz. — S. Francisco Xavier no Japão. — Como forão recebidos os primeiros estrangeiros no Japão. — Os missionarios e os bonzos. — Importancia do commercio portuguez com o Japão. 
 105