Tradução Brasileira da Bíblia/I Pedro/IV

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
  1. Havendo, pois, Cristo padecido na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento (porque aquele que padeceu na carne, já cessou do pecado),
  2. para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as cobiças dos homens, mas segundo a vontade de Deus.
  3. Pois basta que no tempo passado tenhais cumprido o desejo dos gentios, andando em dissoluções, em concupiscências, em bebedices, em orgias, em bródios, e em abomináveis idolatrias.

  4. Nisto estranham que não concorrais com eles no mesmo excesso de dissolução, falando mal de vós,
  5. os quais darão conta àquele que está preparado para julgar vivos e mortos.
  6. Pois por isto foi o Evangelho pregado até aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens em carne, mas vivessem segundo Deus em espírito.

  7. Mas o fim de todas as coisas está próximo. Sede, portanto, prudentes e sóbrios para oração,
  8. tendo antes de tudo ardente caridade uns para com os outros, porque a caridade cobre a multidão dos pecados;
  9. exercitando hospitalidade uns com os outros sem murmuração;
  10. cada um de vós, segundo o dom que recebeu, comunicando-o uns aos outros, como bons despenseiros das várias graças de Deus.
  11. Se alguém fala, fale como oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre como da força que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

  12. Amados, não estranheis a ardente provação que há no meio de vós, e que vem para vos pôr à prova, como se vos acontecesse coisa estranha,
  13. mas visto que sois participantes dos sofrimentos de Cristo, regozijai-vos, para que também na revelação da sua glória exulteis cheios de júbilo.
  14. Se sois vituperados pelo nome de Cristo, bem-aventurados sois; porque o Espírito da glória, e de Deus repousa sobre vós.
  15. Nenhum de vós, porém, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios;
  16. mas se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome.
  17. Pois é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao Evangelho de Deus?
  18. Se o justo apenas se salvará, o ímpio e o pecador, aonde comparecerão?
  19. Portanto também aqueles que sofrem segundo a vontade de Deus, confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem.