Utilizador Discussão:Diegobiavati

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Olá, Diegobiavati!

Boas-vindas ao Wikisource, um projeto colaborativo livre, voltado para a construção de um acervo digital de livros e textos em domínio público ou em licença aberta que sejam relevantes para o público geral, utilizando uma comunidade wiki.

Se você deseja colaborar, sugerimos que leia as seguintes páginas:


Informações adicionais:

  • Ao postar mensagens em páginas de discussão de usuário, de um texto ou no Café dos Novatos, sempre assine suas mensagens . Para isto, após escrever sua mensagem, digite ~~~~: sua assinatura será postada automaticamente ao salvar a página.
  • A comunidade Wikisource é muito flexível em relação a erros de novatos, por isto não hesite em editar: caso cometa erros, usuários experientes sempre ajudarão na sua edição. No entanto, como um projeto sério, alterações intencionais sem sentido são coibidas.
  • Os usuários experientes do Wikisource discutem sobre aspectos técnicos e administrativos do projeto na página Wikisource:Esplanada. Você é convidado a participar destas discussões.
  • Se você entrou no Wikisource porque um conteúdo seu ou de terceiros, protegido por direitos autorais, foi disponibilizado no Wikisource sem autorização, por favor comunique imediatamente à Esplanada para que possamos avaliar o caso e tomar as medidas cabíveis.


Boa estadia e bom trabalho!

Ozymandias (discussão) 14h05min de 22 de abril de 2020 (UTC)

Edições[editar]

Olá Diego,

Parabéns pelas edições no Wikisource. Verifiquei que você é novo por aqui, então fiz várias correções em suas edições para atender aos modelos em uso no Wikisource. Veja que no projeto tentamos estruturar obras com a menor quantidade de páginas e edições possíveis para facilitar a leitura por parte do leitor. Abaixo algumas correções:

  • Foi eliminada a página Autor:Exército Brasileiro. Obras governamentais ou coletivas não são nomeadas no Wikisource porque, em tese, a vinculação já é realizada pelas categorias. Apenas são criadas páginas de autor para autores individuais.
  • Foram rearranjadas as categorias do Regulamento Interno e dos Serviços Gerais. As categorias devem ser sempre por composição, isto é, coloque as categorias mais específicas no conteúdo e depois associe categorias mais gerais em cada página. Além disto, no Wikisource não colocamos conteúdos nas páginas de categoria.
  • Foi eliminada a página Categoria:Portarias do Comandante do Exército porque não há quantidade de conteúdo relevante ainda para criação desta categoria tão específica. Caso haja mais conteúdos no futuro, ela pode ser recuperada.
  • Não alterei as edições para tornar cada artigo em título (como em Regulamento Interno e dos Serviços Gerais (RISG) - R-1/Título I - Das Generalidades). Apenas pense que o Wikisource é estruturado para facilitar a leitura por parte do leitor: desta forma, verifique se o layout das edições ficam adequadas para alguém ler ou transformar em algum formato de leitura (pdf, epub ou versão de impressão).
Pensei em formatar assim, inclusive criei a primeira página, mas como o texto era pequeno dei preferência para a formatação atual, mas se a comunidade prefere assim posso formatar ela para as páginas por artigo. Diego Biavati (discussão) 11h17min de 27 de abril de 2020 (UTC)
  • Adicionalmente vi que a obra Normas Reguladoras Sobre Acidentes em Serviço diz que É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.. O Wikisource libera conteúdos para uso livre: confirme se o conteúdo em questão pode ser utilizado.

Qualquer dúvida adicional estou ao dispor. Atenciosamente. Ozymandias (discussão) 16h02min de 26 de abril de 2020 (UTC)

Não localizei onde você encontrou esse informação. Diego Biavati (discussão) 11h17min de 27 de abril de 2020 (UTC)
Olá Diego, a questão dos direitos autorais aparece na linha Direitos Autorais do site da Biblioteca do Exército (no caso em questão, em [1] onde aparece É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.). Por definição, obras governamentais estão em Domínio Público, o que acredito que seja o caso, mas há uma diferença tênue entre documentos governamentais (portarias, leis, etc.) e obras particulares sob o selo do Exército (como parece ser o caso de Manuais de Campanha e afins). Por isto é interessante confirmar isto obra a obra. Qualquer dúvida estou ao dispor.Atenciosamente, Ozymandias (discussão) 13h00min de 27 de abril de 2020 (UTC)