Wikisource:Minibiografias

Wikisource, a biblioteca livre
(Redirecionado de Wikisource:BIO)


Uma minibiografia é uma página que resuma a vida de um autor e liste as suas obras disponíveis ou que possam ser incluídas no Wikisource.

Como criar uma página[editar]

  1. Clique em um link vermelho em um nome de autor que esteja visível em alguma página com a barra de navegação ou, no campo pesquisa exibido no menu lateral de todas as páginas, digite Autor:Primeiro-nome Segundo-nome (ou simplesmente Autor:Nome-mais-conhecido).
  2. Copie e cole para tal página o código abaixo, preenchendo da forma como é explicado logo em seguida.
{{Autor
| InicialUltimoNome =
| Imagem	    =
| Nome		    =
| Datas		    =
| Wikipedia	    =
| Wikiquote	    =
| Wikicommons	    =
| MiscBio	    =
}}

Preenchimento da página[editar]

Após inserir o código inicial como explicado acima, preencha os parâmetros (coloque os dados em seguida do sinal de igual, =) de acordo com o seguinte. Nos casos que não tiver como preencher com algo, apenas não acrescente nada após o sinal de =.

  1. InicialUltimoNome A letra inicial do último nome do autor.
  2. Imagem: O nome de arquivo de alguma imagem que ilustre o autor. Note que aqui não será necessário inserir nenhum código de wiki, apenas algo no formato Arquivo.???.
  3. Nome: O nome completo do autor.
  4. Datas: Data de nascimento e morte do autor. Um formato comumente usado é o (Cidade), 00 de mês de 0000 — (Cidade), 00 de mês de 0000, mas muitas vezes apenas os anos já bastam; no caso de não ter todos os dados, outro editor poderá inserí-los posteriormente.
  5. Wikipedia: Este é para o título do artigo da Wikipédia? correspondente ao autor. Em alguns casos o nome será diferente do adotado no Wikisource.
  6. Wikiquote: O mesmo, mas para o Wikiquote? (no caso de existir uma página em tal projeto)
  7. Wikicommons: Em casos que existir uma galeria ou categoria com imagens e multimídia no Commons?.
  8. MiscBio: Um pouco sobre o autor, de forma bem compacta. Preferencialmente, sobre a obra, forma de escrita, forma de pensar.


Trabalhos[editar]

Após preencher a tabela de introdução ao autor, insira um índice de obras do autor. Podem ser listados tanto os já disponíveis no Wikisource, quanto os que ainda não foram colocados por aqui.

Em caso de autores muito prolíficos que escreveram trabalhos de vários tipos (como poesias, crônicas, novelas etc), utilize sub-seções para tornar mais fácil a localização de um trabalho particular do autor.

Uma forma possível de preencher esta etapa:

== Obras ==
=== Contos ===
* [[Nome]]
* [[Nome]]
* [[Nome]]

=== Poesias ===
* [[Nome]]
* [[Nome]]
* [[Nome]]

Ver também[editar]