Wikisource:Construir/Categoria de livros

Wikisource, a biblioteca livre

Categoria de livros

Artigos de livros são categorizados duplamente (a página principal e a sua própria categoria) com as mesmas, digamos assim, categorias. Por exemplo, A Moreninha e Categoria:A Moreninha possuem as mesmas categorias. O que eu proponho é que talvez a página principal (A Moreninha) poderia ter apenas uma categoria (Categoria:A Moreninha) e que na outra fossem adicionadas as demais categorias (tal como ano, data, autor). Desse modo, em páginas como Categoria:Joaquim Manuel de Macedo teríamos sempre duas secções separadas: as de subcategorias, geralmente se referindo as obras principais/livros e logo a baixo os trabalhos "soltos" tais como poema, ensaios e discursos. Giro720 20h37min de 20 de Novembro de 2007 (UTC)

A idéia é fazer exatamente o que diz as predefinições de categorias: Em Subcategorias estão listados os livros ou obras extensas de XXX... e Em Páginas nesta categoria estão listadas tanto as obras individuais do autor..., evitando ainda a dupla categorização (da página principal e da categoria da obra extensa). Como exemplo, ajustei Categoria:Álvares de Azevedo conforme a proposta. Giro720 02h48min de 7 de Dezembro de 2007 (UTC)
(ressuscitando)
Não me oponho a esse esquema, a princípio, mas para um novato que está apenas buscando algum livro ou autor, não ficará anti-intuitivo ir à categoria do autor e depois ir pelas outras? Mateus Hidalgo diga! 18h14min de 27 de Janeiro de 2008 (UTC)
Não entendi. =S. Não precisaria ir a categoria do autor para acessar as outras. O que eu proponho é aplicar aquelas dicas de navegação, tal como em Lira dos Vinte Anos que é categorizada apenas com Categoria:Lira dos Vinte Anos, e Categoria:Lira dos Vinte Anos recebe as demais categorias, visto que é uma obra extensa. Assim Categoria:Álvares de Azevedo, entre outras, fica separado em duas partes principais: as subcategorias, que são obras extensas, e as páginas que são todos poemas. Giro720 msg 01h18min de 7 de Março de 2008 (UTC)
Concordo com o esquema de categorização proposto pelo Giro. Fred Xavier uai 20h33min de 14 de Abril de 2008 (UTC)

Algum tempo depois...
Voltando ao assunto: a ideia de Giro720 é boa e acabei fazendo os devidos ajustes nos livros de William Shakespeare, os quais eu mesmo adicionei no Source. Olhando os outros livros, percebi que a ideia não foi levada adiante e não sei bem o motivo pelo qual ninguém deu continuidade. Talvez porque "quase" ninguém mais venha até aqui para ver o que acontece. Enfim... (triste por estar aqui sozinho na maioria das vezes) vou colocar esse esboço no Livro de estilo para que, no futuro, possamos ter alguma referência para a categorização dos livros. Utilizando a página de discussão lá, trocaremos ideias a fim de se melhorar o que já foi feito. Espero que alguém venha para ficar de vez também no futuro (bem próximo, estou rezando). Manoel FernándezMsg 14h12min de 7 de maio de 2009 (UTC)[responder]

Passado algum tempo, e depois de ter problemas na listagem de artigos na wikipédia, revi minha opinião em respeito a categorização. Creio que seja importante mesmo que as obras extensas tenham sua sua página de índice listadas junto das obras gerais, mesmo se ela possuir uma subcategoria própria. No entanto levanto outro ponto:
  • As subpáginas de obras extensas, devem ser categorizadas ou devemos apenas usar a página de índice (a principal) para listá-las?
Essas páginas não apareceram na lista de páginas não categorizadas, e todas elas já possuem um link no canto superior esquerdo direcionando a página de índice. A questão a discutir é se a categorização de subpáginas ajudam ou não na navegação do usuários. Giro720 msg 18h26min de 7 de Novembro de 2010 (UTC)