Wikisource:Política de proteção

Wikisource, a biblioteca livre
Ir para: navegação, pesquisa
Atalho:
WS:PRO
Atenção: esta página contém uma política oficial do Wikisource lusófono que foi decidida através do Wikisource:Construir. Por favor, não faça alterações que alterem o contexto.

Uma página no Wikisource lusófono poderá ser protegida contra edições apenas nos casos em que seja necessária alguma medida contra vandalismos? recorrentes ou para interromper uma guerra de edições?. Mesmo em tais casos, a proteção deverá ser por um intervalo de tempo não muito prolongado, a fim de que o trabalho de editores bem intencionados não seja prejudicado.

Podem existir casos preventivos por motivos legais (tal como acontece com a página Wikisource:GNU Free Documentation License), onde uma página ficará protegida por tempo indeterminado. Tais situações são específicas e em pouca quantidade, no entanto.

Ao contrário de outras edições língüísticas do Wikisource, o Wikisource em língua portuguesa não aceita, em hipótese alguma, proteção de páginas sob a justificativa de preservar a qualidade e integridade do material disponibilizado.

Como proteger[editar]

  1. Apenas administradores possuem condições de proteger páginas.
  2. Dirija-se até a aba proteger.
  3. Escolha um nível de proteção, onde autonomous protege contra usuários deslogados e contas recém-criadas e sysop restringe edições para apenas administradores. Verifique qual nível de proteção será necessário aplicar, e se esforce para impedir a menor quantia possível de edições legítimas.
    1. Uma vez protegida para apenas administradores editarem, mudanças que não sejam no sentido de resolver conflitos e correções que realmente se façam necessárias deverão ser evitadas a todo custo.
  4. Edite a página inserindo {{protegida}} em seu topo.
  5. Forneça uma breve explicação sobre ter procedido de tal forma na página de discussão da página protegida.

Ver também[editar]