Utilizador Discussão:Rmbr~ptwikisource

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Wikisource, a biblioteca livre
Possui alguma dúvida? Já sabe como editar em wikis, mas está perdido quanto a editar no Wikisource? Ou nem sabe como editar? Quer saber o que o Wikisource aceita? Que textos, onde e como pode adicioná-los? O que mais se pode fazer depois de colocar algo? Alguém tem acesso a uma certa edição impressa, para rever se o texto está certo?
Esclareça suas dúvidas no Café dos novatos.
  • Boa estadia e bom trabalho. -- Schultz | (0) 20h52min de 20 de Julho de 2007 (UTC)

Re: 666 (-111) = ?[editar]

hehe, o 555 é por conta de coisas mais amenas mesmo.

Bom, as prioridades mesmo são coisas que acho que quem ainda está se familiarizando com ambiente wiki infelizmente não tenha muito como ajudar, que é deixar a documentação e a estrutura desta wiki mais amigáveis a leigos (o projeto está em um ponto que me parece que as pessoas chegam, olham ao redor, não sabem o que fazer e se vão).

Mas existem coisas a fazer que acho que não se exige muito, vou procurar resumi-las, se precisar de esclarecimentos em uma, mais de uma ou todas, sinta-se livre para me perguntar por aqui (ou pelo endereço de e-mail que lhe aparecerá, quando eu responder a mensagem sobre a Wikipédia):

  • Se encontrar algum material em copyright livre ou em domínio público e que se enquadre na abrangente política de inclusão do projeto, o adicionar. A Ajuda:Adicionando textos possui instruções básicas de como fazer isso e em WS:NEWPOE e WS:NEWPRO existem formulários facilitadores (se precisar de algum sendo criado para algum autor e não conseguir você mesmo o fazer, me peça que eu faço, é coisa bem rápida de se fazer para quem já conhece a sintaxe)
  • Se encontrar algum material no Wikisource lusófono e desejar colocar notas de rodapé explicativas (sobre termos pouco usados ou inventados pelo autor, passagens obscuras ou referências indiretas feitas pelo autor), sinta-se livre. A Ajuda:Notas possui informações sobre as tags de como se fazer isso, e em en:Wikisource:Annotations pode-se ver algumas observações que ajudam a refletir quanto a isso. No entanto, enquanto o en.wikisource prefere que tais notas sejam feitas exclusivamente em páginas contendo a duplicação da obra especialmente para isso, no pt.wikisource nós aceitamos essas notas diretamente nas páginas das obras.
  • Se conhece um pouco algum outro idioma (ou deseja treinar algum enquanto faz algo que possa servir a outros) e desejar traduzir traduzir alguma obra em copyright livre ou em domínio público aceitável pelo Wikisource, também fique à vontade quanto à isso. Existe a Wikisource:Tradução Colaborativa que explica (quase nada) sobre isso. Procurando no menu lateral esquerdo por outras línguas e seguindo tais páginas será possível encontrar mais material reflexivo sobre o tema.
  • Se tem paciência em comparar textos digitalizados, há no Wikisource um recurso extremamente interessante para se fazer o proofreading (que funciona melhor no navegador Firefox do que naquele daquela certa empresa de software fechado, pago e caro). Eu comecei a ameaçar traduzir a documentação sobre isso aqui. Novamente no menu lateral há links explicativos. Se tiver habilidade de leitura em francês, recomendo que se instrua sobre tal ferramenta por lá, a documentação deles está extremamente detalhada, incluindo até instruções sobre o formato .djvu que preciso me deter mais atentamente.
  • Há, ainda, coisas mais específicas e que irão requerer paciência em se dar busca no Google sobre informações breves de alguns autores obscuros e de se consultar o que já tem sobre o autor por aqui. A Especial:Wantedpages está entupida de páginas de mini-biografias de autores que já possuem material no projeto mas não página os apresentando.

Enfim, há bastante coisa que se possa fazer por aqui. Sinta-se livre em fazer algo e/ou me pedir mais explicações em algum ponto. Se precisar de auxílio mais imediato, há por aí instruções de como me encontrar em dois sistemas de Instant Messaging.

Lugusto 02h46min de 22 de Julho de 2007 (UTC)

A sua conta será renomeada[editar]

07h48min de 20 de março de 2015 (UTC)

Renomeado[editar]

10h24min de 19 de abril de 2015 (UTC)