Origem das espécies

Wikisource, a biblioteca livre


CHARLES DARWIN


ORIGEM
DAS ESPÉCIES


TRADUÇÃO
DE
JOAQUIM DÁ MESQUITA PAUL
MÉDICO E PROFESSOR


Variação das espécies no estado doméstico. — Variação no estado natural. — A luta pela existência. — Concorrência universal. — A luta pela vida é muito encarniçada entre os indivíduos e as variedades da mesma espécie. — A selecção natural ou a persistência do mais apto. — Selecção sexual. — Lei da variação. — Hipótese da descendência. — Objecções à teoria da selecção natural. — Instinto. — Conclusão.



LELLO & IRMÃO — EDITORES
144, Rua das Carmelitas — PORTO
 

«Quanto ao mundo material, podemos pelo menos ir até à conclusão de que os factos se não produzem em consequência da intervenção isolada do poder divino, manifestando-se em cada caso particular, mas antes pela acção das leis gerais.»

WHEWELL, «Bridgewater Treatises».


«O único sentido preciso da palavra «natural» é a qualidade de ser «estabelecido, fixo ou estável»; por isso tudo o que é natural exige e supõe qualquer factor inteligente para o tornar tal, isto é, para o produzir continuamente ou em intervalos determinados, enquanto que tudo o que é sobrenatural ou miraculoso é produzido uma só vez, e de um só golpe.».

BUTLER, «Analogy of Revealed Religion».


«Para concluir, não deixeis crer ou sustentar, devido a uma ideia muito acentuada da fraqueza humana ou a uma moderação mal entendida, que o homem pode ir longe ou ser instruído com a palavra de Deus, ou com a do livro das obras de Deus, isto é, em religião ou em filosofia; mas que todo o homem se esforce por progredir cada vez mais numa e noutra, e tirando disto vantagem sem jamais parar.»

BACON, «Advancement of Learning».

 
ÍNDICE
 
Págs.
 » VIII 
 » IX 


Logotipo da Wikipédia
Existe na Wikipédia um artigo relacionado com Origem das espécies.

Todas as obras escritas por autores portugueses falecidos até 31 de dezembro de 1945 se encontram em domínio público nos Estados Unidos, independentemente de quando foram publicadas, inclusive obras póstumas já publicadas e ainda não publicadas. Além disso, essas obras estão também em domínio público no Brasil, em Portugal e nos demais países onde os direitos autorais expiram após 70 anos da morte do autor. (detalhes)