Utilizador Discussão:Angrense

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Wikisource, a biblioteca livre
Possui alguma dúvida? Já sabe como editar em wikis, mas está perdido quanto a editar no Wikisource? Ou nem sabe como editar? Quer saber o que o Wikisource aceita? Que textos, onde e como pode adicioná-los? O que mais se pode fazer depois de colocar algo? Alguém tem acesso a uma certa edição impressa, para rever se o texto está certo?
Esclareça suas dúvidas no Café dos novatos.
  • Boa estadia e bom trabalho.

Bom trabalho, Rafael, o Galvão 19:43, 4 Novembro 2006 (UTC)

Eu posso ajudar adequando conforme o livro de estilo. Veja como ficou Rafael, o Galvão 19:51, 4 Novembro 2006 (UTC)

Só a título de curiosidade (já que eu Googlei e não achei): é você mesmo quem digitalizou os Anais? Se for, poderá ser a primeira obra que integralmente receba a {{infotexto}} =) Se não for, não se preocupe, está tudo ok e não é pergunta como da wikipedia que pede a fonte de origem para imagens (lol). Bem-vindo e boas contribuições. Lugusto҉ 20:35, 4 Novembro 2006 (UTC)

Que bom que tentou inserí-la aqui :). Vou estar mais tarde inserindo a predefinição no espaço adequado, com os devidos créditos, já que não deixa de ser uma digitalização feita por editor do Wikisource. (Um P.S.: você havia respondido na página Usuário Discussão Discussão:555 por engano (com duas vezes a palavra discussão). Foi algum erro dos links? É que justo nesses dias coloquei o solzinho na assinatura, tenho receio de ter sido ele o culpado por isso). Lugusto҉ 20:49, 4 Novembro 2006 (UTC)
Estranho, ela estava protegida contra editores deslogados por conta de vandalismos que eu havia recebido nela a uns tempos, mas editores logados estavam desimpedidos de editá-la. Bom, mas já a desprotegi, em todo o caso. Boas contribuições. Lugusto҉ 21:09, 4 Novembro 2006 (UTC)

Notas[editar]

Estou dando uma formatada nas páginas do Anais (nada que tenha que se preocupar, sou perfeccionista :) ) e me ocorreu uma dúvida. As notas de rodapé de parte da obra (no caso, as de Anais da Ilha Terceira/II/II) não me parecem ser do autor original, mas notas feitas especialmente na edição que você utilizou para digitalizar. Não sei como é a legislação de direitos de autor de por aí, mas aqui no Brasil ela prevê que trabalhos que possam ser considerados como trabalhos intelectuais "novos", feitos a partir de outros (como o caso de traduções e notas de rodapé) são protegidos. Será que não seria o mesmo caso?

Se as notas da edição que usou de base forem mesmo protegidas, provavelmente elas tenham de ser retiradas :(. Mas se tiver disposição e paciência, poderá inserir notas de punho próprio no texto (ainda não foram redigidas páginas específicas sobre isso, mas o projeto estimula a inserção de notas de rodapé sempre que os editores acharem necessário). Lugusto҉ 20:56, 5 Novembro 2006 (UTC)

Neste caso, melhor ainda :D (agora que fui chegar em Anais da Ilha Terceira/IV, se tivesse lido antes essa página nem teria te perturbado dessa vez). Desculpe se acabei incomodando com essas perguntas, é que acabei me empolgando. Minha área profissional é História e ter me deparado com uma obra valiosa como essa me fez o mesmo do que se tivesse dado um doce a uma criança.
Aproveitando: penso em dividir os documentos de anexo ao Anais cada um em uma página própria (depois inserindo link no trecho do livro que eles são mencionados e criando índices próprios para eles, junto com os índices do livro e em índices em separado). Penso que dessa forma se torne mais prático para quem tiver interesse em consultá-los separadamente do livro, em busca de um assunto específico. Acha que faço bem ou mau com isso? Boas contribuições. Lugusto҉ 01:53, 6 Novembro 2006 (UTC)
Por mais algumas semanas eu estarei com tempo livre para editar, assim já arrumo o que fazer por aqui ao invés de brigar na Esplanada da Wikipédia hehe. Lugusto҉ 02:19, 6 Novembro 2006 (UTC)

Documentos[editar]

Pois é, se passou mais de um mês e não cumpri com meu prometido de colocar cada documento em uma página específica... Andei atrapalhado demais com o Commons e outros assuntos que tomaram meu tempo livre. Se preferir, posso fazer isso a partir do começo da próxima semana, não empurrei para você fazer não :) Lugusto҉ 19:18, 22 Dezembro 2006 (UTC)

Os documentos podem ser colocados sobre o título dele, não havendo necessidade de colocar [[Anais da Ilha Terceira/XXX]]. Um lembrete que se refere à obra pode ser deixado nas notas. Rafael, o Galvão 23:11, 22 Dezembro 2006 (UTC)
É, carregar o ficheiro até que não seria uma má idéia. Poderia ir para o espaço Galeria. Rafael, o Galvão 23:20, 22 Dezembro 2006 (UTC)
Essas mudanças que fiz são aceitáveis? Rafael, o Galvão 23:25, 22 Dezembro 2006 (UTC)

Comecei a fazer os desmembramentos (parei um pouco por conta do horário aqui, prossigo durante o dia) desta página e reparei que não existe nenhum documento N, mas dois documentos O. Foi alguma distração sua ou é falha da edição que tem em mãos? Aproveitando: eu havia dito para seguir aquele padrão de nomenclatura. Mas os documentos, por serem o que eu costumo chamar de obra dentro de obra, acredito que seriam melhor localizáveis se fossem intitulados como textos independentes, ao invés de como capítulos do livro. O que acha quanto a isso? Agradeço o voto de boas festas da outra mensagem e desejo o mesmo :) . Boas contribuições. Lugusto҉ 03:00, 24 Dezembro 2006 (UTC)

Wikimedia Portugal[editar]

No WikiNorte 2, debateu-se a possibilidade de criar uma filial da Wikimedia em Portugal. De facto, grande parte da população ainda vê a Wikipédia como o site que os estudantes usam para copiar textos sem sequer os lerem. A Wikimedia Portugal seria um instrumento valioso para consciencializar as pessoas que a Wikipédia e projectos relacionados são fontes de conhecimento que todos podem consultar e editar.

Para se criar uma filial local da Fundação Wikimedia é recomendável reunir um mínimo de dez pessoas interessadas no projecto. Assim, o que se pergunta é: estaria interessado em ser um associado da Wikimedia Portugal? Se a resposta for sim, peço-lhe que assine a lista (não assumindo nenhum compromisso). Gil 11h09min de 23 de Dezembro de 2007 (UTC)