Wikisource:Esplanada/Arquivo/2011

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Manifesto dos jovens de Gaza

Olá, gostaria se é possível adicionar uma tradução, criado por mim, do manifesto dos jovens de Gaza. Li essa matéria na BBC, Gazan youth issue manifesto to vent their anger with all sides in the conflict, e essas sugestões, e pensei que aqui poderia ser um bom local para colocar o manifesto, para eu ou outros interessandos irem trabalhando na tradução. É possível? Obrigado, --Everton137 14h15min de 7 de Janeiro de 2011 (UTC)

Você pode, mas eu não aconselharia. De modo geral, cartas abertas e manifestos também são protegidas por direitos autorais (o mesmo valendo para discursos); por isso, poderia, futuramente, ser apagado do Wikisource. A exemplo do que ocorre na en.wikisource, esses manifestos possuem uma página de discussão sobre manter ou apagar cada um deles (en:Wikisource:Possible copyright violations/Special discussion for pages tagged as PD-manifesto) Giro720 msg 17h10min de 9 de Janeiro de 2011 (UTC)

10º Aniversário da Wikipédia em Portugal

10yrs-sharing k-portuguese.svg

A Wikimedia Portugal convida todos os Wikimedistas para o evento comemorativo dos 10 anos da Wikipédia a celebrar no próximo Sábado, dia 15 de janeiro no Instituto Superior Técnico em Lisboa. O programa e página de inscrição para o evento estão disponíveis em http://dez-anos.wikipedia.pt/. A participação é gratuita, mas requer inscrição devido à limitação de lugares. O programa inclui a exibição do documentário Truth in Numbers? seguido de um painel de discussão. Mais detalhes na página indicada. Obrigado a todos!

GoEThe (Discussão) 17h38min de 9 de Janeiro de 2011 (UTC)

WikiProject Translation

Announcing the creation of a new interlingual cooperative WikiProject- WikiProject Translation! The goal is inter-wiki collaboration with the aim of making source texts available in multiple languages. The project is very much in the formation phase, and would benefit from voices giving input. Please feel free to express any ideas, concerns, or questions at the project talk page. If you don't speak English, you have two options: Use Google Translate, or start your own WikiProject Translation here at Portuguese Wikisource. (This is recommended in any case.) In the spirit of the project, please translate this message! --Eliyak 09h58min de 10 de Janeiro de 2011 (UTC)

Situação dos administradores

Atualmente temos oito admins, mas consultando este link, é possível ver que no último ano cinco deles não fizeram nenhuma ação administrativa e nenhuma ou poucas edições. É como diz a frase: "Sysop access is not a lifetime status. Get it if you need it, keep it if people trust you and you use it. Quit it if you do not need it. Lose it if people feel they cannot trust you, or you don't use it." Na Wikipédia e no Wikcionário, além do Meta, e outros; já há a desnomeação por inatividade. Será necessário mantermos admins totalmente inativos? --Lucas Nunes msg 13h30min de 10 de Fevereiro de 2011 (UTC)

Eu concordo com você, embora esse assunto possa ser delicado e nem sempre agradável. Como o nosso projeto é menor e menos burocrático (sem a necessidade de uma discussão extensa, votação, perguntas e respostas) não vejo motivos para não fazer a desnomeação automática; uma simples solicitação e pode-se restaurar o estatuto. Como a maior parte dos problemas que aparecem por aqui podem ser resolvidos rapidamente, creio que o ideal seria a desnomeação por inatividade de edições efetivas (seja elas edições normais, eliminações ou movimentos) e não só por inatividade do uso das ferramentas de administração, o que seria suficiente para caracterizar um afastamento (mesmo que temporário) do projeto. Esse tempo seria de 1 ano? Penso que 6 meses seria pouco. Além disso, evitaria a necessidade do administrador ter que solicitar licença para se ausentar do projeto (como é/ou deveria ser feito na wikipédia). Giro720 msg 03h14min de 13 de Fevereiro de 2011 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo com os dois. Foi feito algo assim no Wikilivros recentemente, com as contas de admin que estavam inativas há mais de 2 anos. Helder 19h29min de 18 de Fevereiro de 2011 (UTC)

Vistos os comentários, faço uma proposta bem simples: serão desnomeados os administradores que ficarem mais de um ano inativos (caracteriza-se por inatividade: nenhuma edição nem ação administrativa anual). Nem são critérios rígidos, apenas exigindo uma participação mínima dos sysops. Concordam com esses números? --Lucas Nunes msg 13h32min de 21 de Março de 2011 (UTC)

Um ano parece ser um bom prazo. Helder 23h15min de 27 de Março de 2011 (UTC)
Ok. Giro720 msg 03h11min de 28 de Março de 2011 (UTC)
Done Feito. Já vou encaminhar os pedidos ao meta. --Lucas Nunes msg 23h08min de 28 de Março de 2011 (UTC)

MediaWiki 1.17, ResourceLoader e os scripts do Wikisource

Na Página de testes há uma versão atualizada do MediaWiki:Common.js que deve deixá-lo mais compatível com a versão atual do MediaWiki. Poderiam copiá-la sobre o script atual? Helder 14h02min de 2 de Março de 2011 (UTC)

Feito. Os botões extras de edição não voltaram a funcionar... alguma sugestão? Acho que vou criar um gadget deles para contornar o problema temporariamente. Giro720 msg 15h02min de 4 de Março de 2011 (UTC)
Seria bom fazer isto e isto. Mas acho que o problema dos botões é a wgWikiEditorEnabledModules, que aparentemente não existe mais havia sido removida, mas foi readicionada na rev:83817 (para evitar novos problemas deste tipo por uns tempos). Talvez se trocar por $.wikiEditor resolva. Aqui tem uma versão do common.js com correções de outros problemas apontados pelo JSHint. Helder 16h29min de 4 de Março de 2011 (UTC)

Ajuda com traduções

Boa noite. Gostaria de iniciar minha contribuição aqui na Wikisource, ajudando na tradução. Gostaria de trazer obras traduzidas de Julio Verne, Benjamin Frankin, e outros da Wikisource inglesa, porém fiquei com dúvida quanto ao procedimento para criar as páginas a traduzir. Vi alguns livros que estão em tradução, porém não ficou claro como faze-lo. Alguém pode me ajudar ou sugerir uma página para leitura? Fico no aguardo antes de começar a editar.
Até mais Valdemir Santos 02h19min de 31 de Março de 2011 (UTC)

Faça o que parecer intuitivo; se tiver algum problema, nós fazemos o ajuste xP. Em geral, copia-se o texto original a ser traduzido para [[Em Tradução:Título da obra]], onde "Título da obra" é o título já traduzido, que será movido ao domínio principal após o termino da tradução. Caso seja dividido em capítulos, se deve fazer o mesmo no domínio "Em Tradução". O texto na língua original normalmente fica destacado (em vermelho, ou outra cor até o término da tradução). Além disso, deve-se marcar cada página com {{em tradução}}. Ao terminar a tradução, move todas as páginas para o domínio principal. Giro720 msg 02h11min de 3 de Abril de 2011 (UTC)

WikiGuide on Wikisource

[sorry, pt-0] Dear Wikilibrarians, Wikimedia Italy is pleased to announce you the release of the third Wiki-guide, a 7-minutes video presentation entirely dedicated to Wikisource. The video is available on Commons and Youtube, in CC-BY-SA. We hope that this video will be useful also for you (as it is for the Italian Wikisource project). Portuguese subtitles are available in a raw translation, they need proofreading and polishing (here you can find the original Italian script, the English and the French one). Feel free to embed it where you like (e.g. we did on template Welcome) and share it. Hope you enjoy, and give us feedback! --Aubrey 08h50min de 15 de Abril de 2011 (UTC)

Thanks =). Giro720 msg 15h32min de 15 de Abril de 2011 (UTC)
.thank you. When you think the subs are ready, just tell me and I'll upload them. --Aubrey 09h19min de 18 de Abril de 2011 (UTC)
Alguém poderia dar uma última revisada? Creio que a tradução esteja tudo ok, mas é bom uma segunda pessoa checar o português =). Giro720 msg 12h46min de 25 de Abril de 2011 (UTC)

Javascript

Ainda estou vivo! Estou ameaçando voltar ao Wikisource e estou olhando por aí o que mudou nesse meio tempo de afastamento meu. Uma coisa que reparei é que a fr:La_Bhagavad-Gîtâ,_ou_le_Chant_du_Bienheureux/Chapitre_1 está exibindo normalmente os numerozinhos de páginas, e ainda colorindo quando se passa o mouse em um deles. Fui ver em Eneida Brazileira/I e reparei que não é exibido nem os números das páginas. Alguém sabe o porque? Perdi a prática de analisar nossa colcha de retalhos de JS e CSS =/ Lugusto 02h38min de 17 de Abril de 2011 (UTC)

=). Aqui está funcionando normalmente os dois, com o numero e o colorido. Imagino que o problema esteja no seu monobook.js que deve possuir algo incompatível com o ResourceLoader. Giro720 msg 18h57min de 17 de Abril de 2011 (UTC)
 :-)
Por acaso é o mesmo problema descrito na oldwikisource:MediaWiki_talk:PageNumbers.js#JS_Error?
Na página que indicou os números também aparecem para mim. Mas na Elementos de Arithmetica/Capítulo 2 eles não aparecem bastou clicar em "Ligações para páginas escaneadas" na barra lateral (embora os links ficaram mal posicionados nos layouts 1 e 3. Na Elementos de Arithmetica/Capítulo 1 a posição dos links está ok). Helder 21h24min de 17 de Abril de 2011 (UTC)
No Chrome o problema desapareceu após aprovar as alterações pendentes... mas no firefox persiste o "self.pagenum_ml[0] is undefined" (apenas na primeira vez que a página é carregada ao cache). Giro720 msg 01h43min de 18 de Abril de 2011 (UTC)
Hum, precisei apagar meu monobook.js e desativar todos os gadgets para funcionar. Lugusto 20h26min de 21 de Abril de 2011 (UTC)

Alguém disponível?

Alguém aí está afim de ajudar a mim e ao professor Salvatore na colocação do dicionário dele no Wikisource? Tem também outros livros dele que estão pela metade por minha falta de tempo: Pensar é preciso e Pesquisando. Se alguém tiver interesse, por favor me mande um e-mail para que eu possa mandar o livro em formato .doc, ok? O professor pode/sabe fazer pequenas alterações (negrito, itálico) que ajuda um pouco no trabalho. Mas toda a dúvida dele eu respondo por e-mail (vocês sabem como o mediawiki é pouco intuitivo para pessoas de mais idade... ele não entendeu muito a questão das páginas de discussão).
Agradeço desde já a colaboração. —– Jaider Msg 22h50min de 28 de Abril de 2011 (UTC)

Estou trabalhando na formatação, e logo (talvez essa semana) eu importe todo o livro para cá, de maneira automática (usando bot). Giro720 msg 05h37min de 9 de Maio de 2011 (UTC)
Sou novo por aqui, mas posso tentar também. ManoDbo 07h53min de 9 de Maio de 2011 (UTC)
Obrigado Giro720. Olá ManoDbo, você poderia me ajudar a pôr o livro Pesquisando? O professor Salvatore e eu agradeceríamos. Abraço. —– Jaider Msg 14h16min de 14 de Maio de 2011 (UTC)

DPL

Ativaram a DPL em todos os Wikisources[1]! Dentre outras coisas, é possível voltarmos a ter uma lista de novas obras na página principal, mas desta vez preenchida automaticamente (esse é o uso principal da extensão no Wikinews). Lugusto 19h27min de 15 de Maio de 2011 (UTC)

O anúncio de que todos estavam à espera!‎

(*knock knock*) Viva!

Vocês já devem ter ouvido falar deste projecto incrível, o Wiki Loves Monuments <http://wikilovesmonuments.eu/>. É um concurso pan-Europeu, destinado à recolha de fotografias de todos os monumentos em mais de dez países, desde Portugal à Estónia!

O concurso vai ter início entre 1 de Setembro e 30 de Setembro, coincidindo com as celebrações dos Dias do Património Europeu.

As regras são simples. Vocês tiram as fotos, transferem-nas em Setembro para o Wikimedia Commons, e habilitam-se a ganhar um prémio. Ou mesmo vários prémios! E não só: as melhores dez fotografias de cada país serão também candidatas ao concurso Europeu.

O projecto conta já com o apoio de várias organizações europeias, incluindo o Conselho da Europa, bem como instituições locais e capítulos Wikimedia. Ainda estamos à procura de parceiros -- se tiverem ideias partilha-as connosco!

Assim sendo, caros Wikipedistas entusiastas do Património, espalhem a palavra para as vossas famílias e amigos! Lembrem-se disto durante as vossas férias! Visitem os monumentos e não se esqueçam de levar a câmera convosco!

Enquanto tiram fotografias, estaremos a fazer o nosso melhor para tornar a participação de todos mais fácil, pelo que não deixem de consultar Commons:Wiki Loves Monuments 2011 para mais informações sobre como ajudar! Lusitana 11h50min de 18 de Maio de 2011 (UTC)

Include pages (and possibly indexes and authors) in official article count

Hi, I've made a proposal to fix the article count on all Wikisources adding to it some pages which are currently not counted. You can read more about it (and possibly support it) at the general Scriptorium. Thank you, Nemo bis 21h16min de 26 de Maio de 2011 (UTC)

Carta a Salazar sobre os serviços de repressão

Nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 7.º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 63/85, de 14 de Março, na redacção dada pela Lei n.º 16/2008, de 1 de Abril, com republicação, «Não constituem objecto de protecção: (...) os requerimentos, alegações, queixas e outros textos apresentados por escrito ou oralmente perante autoridadesou serviços públicos»

Com este fundamento, solicito o restauro do texto «Carta a Salazar sobre os serviços de repressão».

Acscosta 08h33min de 4 de Junho de 2011 (UTC)

Restaurado. Giro720 msg 15h21min de 4 de Junho de 2011 (UTC)

PDF em Commons

Carreguei os tres tomos de Herculano, Alexandre, História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal em commons.wikimedia.org [2], [3], [4]. Espero que haja um modo facil de inserir aqui? --Pdms 12h11min de 19 de Junho de 2011 (UTC) Os arquivos em djvu e em djvu.txt estão disponíveis em [5], [6]; [7], [8]; [9], [10]. Parece que seja o caminho... --Pdms 12h41min de 19 de Junho de 2011 (UTC)

new tool for version comparison

Hi everybody, and sorry for writing in English.

I wrote a new tool for easy comparison of two versions of the same text, for example comparing the original text with its translation in another language, or comparing between two different translations but in the same language. You can see an example on it:Le odi di Orazio/Libro primo/XI: try clicking on one of the double arrows (⇔) on the left: the linked text is loaded in a column on the right, and the shortest of the two columns can be dragged up and down for easy line-by-line comparison.

This is somewhat similar to (and inspired by) the DoubleWiki extension, but tries to overcome some of its limitations, like the impossibility of linking to a page on the same wiki.

I've added it to the shared scripts, so that every subdomain can use it if they want. What do you think of it? Do you like it?

P.S. when entering Wikisource:Esplanada, my Firebug gives me the following error, if some of you has programming skills maybe he/she can fix it:

$("<a></a>").attr("href", href) is undefined

P.P.S. when creating a new topic, if you add an English translation maybe it will be more easy to understand what one is supposed to do :-) Candalua 21h19min de 22 de Junho de 2011 (UTC)

Hi!
The JS error is caused by a script from MediaWiki:Common.js. I've suggested a fix on its talk page. Helder 15h09min de 28 de Junho de 2011 (UTC)

Encontro em São Paulo

Encontro em São Paulo

Caros,

Estarei com um dia livre em São Paulo, dia primeiro de agosto, segunda-feira. Gostaria de me encontrar com colegas voluntários por lá. Fiz uma página para o encontro em W:pt:Wikipédia:Encontros/WikiSampa/Proposta de encontro. Grande abraço a todos, Lechatjaune 11h59min de 1 de Julho de 2011 (UTC)

Convite para o referendo sobre o filtro de imagem

A Wikimedia Foundation, sob a direção do Conselho diretivo, organizará uma votação para determinar se membros da comunidade apoiam a criação e uso de um filtro de imagem pessoal opcional, que permitiria a leitores esconder voluntariamente certos tipos de imagens apenas para as próprias contas.

Mais detalhes e material informativo estará disponível em breve. O referendo está agendado para ocorrer de 12 a 27 de agosto deste ano e será conduzido em servidores hospedados por terceiros. Detalhes sobre o referendo, funcionários, requerimentos para o voto e material de suporte serão postados em m:Image filter referendum em breve.

Pelo comitê de coordenação,
Philippe (WMF)
Cbrown1023
Risker
Mardetanha
PeterSymonds
Robert Harris

Candido de Figueiredo 1913

O pessoal lusófono do Distributed Proofreaders está caminhando a passos largos com a verificação de OCR do Novo Diccionário da Língua Portuguesa Candido de Figueiredo — (1913). No http://dicionario-aberto.net/bin/dic.pl está disponível até o fim da letra N. Ele é adicionável ao pt.wikisource de acordo com nossa política de inclusão, e está ok pela nossa de direitos autorais (simultaneamente {{DP-1}} e {{DP-3}}).

  1. Realmente adicionaremos (bots, obvio) esse dicionário aqui?
  2. Qual forma de disponibilização? <prefixo>/<verbete>, como de costume? Da letra A até o fim da N são 85.287 entradas (!)

Olhando a vizinhança um pouco:

Numericamente, o que significará adicionar o dicionário, uma definição por página:

  • Atualmente temos 16.926 unidades de texto. + 85.287 = 102.213 unidades de texto.
    • o en.wikisource tem 120.056 (com minibiografias e demais acessórios em namespaces próprios), o fr.wikisource tem 47.255 (com namespace principal contendo unidades de texto e acessórios) e o es.wikisource tem 41.184 (com namespace principal contendo unidades de texto e acessórios e divisões aparentemente aleatórias de textos, tal como em es:Amar por arte mayor: 011)
    • Em outras palavras, estaremos sendo a última gota d'água de um copo cheio de fatores que levam a considerar a contagem de artigos/unidades de texto algo impraticável aos Wikisources. Na lista de discussão dos Wikisources houve algo sobre isso meses atrás (tópico Changing the Wikisource main page), mas parece não ter tido resultados práticos.

O que faremos? Pessoalmente, eu sou da opinião de ir uma definição em cada unidade de texto mesmo. Há unidades de texto bem pequenas por aí (exemplo: zh:言懷 (錢起)) e realmente a forma de contagem nos Wikisources deve mudar. Se formos nós a gota d'água final, melhor xD. O que acham? Lugusto 01h37min de 30 de Dezembro de 2008 (UTC)

Hey, que legal! Fico feliz de ver que teremos grande entrada de conteúdo. Sou a favor. Mas tem esse problema da quantidade mesmo... é absurda! Hehe... só pra ver se entendi, com gota d'água você quer dizer que teremos tantos textos que saltaremos para as primeiras posições de wikisource por número de textos e que os demais não aceitaram o salto e terão que inventar uma nova forma de contar os textos?! Se for, também acho interessante pela ousadia hehe, se não mudarem bom, continuaremos em alta posição. Sou da mesma opinião: uma definição em cada unidade de texto! — Delemonbão! 03h09min de 30 de Dezembro de 2008 (UTC)

Não vejo problema em ser um verbete por página, seria muito pouco intuitivo e trabalhoso arranjar outra forma de divisão. E com o adicional de que podemos dar o pontapé inicial na mudança de contagem! BTW, e <emo mode>, tem um dicionário de arquitetura no source espanhol!!! AAAAA <emo mode/> rsrsrs. Mateus Hidalgo diga! 14h29min de 30 de Dezembro de 2008 (UTC)

Quais seriam as outras opções? Adicionar cada letra como se fosse um capítulo e criar redirecionamentos para as palavras? Como é a divisão de capítulos em dicionários? Por praticidade, o melhor parece mesmo ser colocar um verbete por página, já que será feito por bot.

Só para constar, no Wikilivros temos o mesmo problema com contagem de módulos. Não faz sentido contar o número total de página e sim de livros. E ainda assim, talvez só de livros completos. - Jorge Morais 02h44min de 12 de Janeiro de 2009 (UTC)

Verdade, o books também sofre com essa defasagem. Então vamos botar a banca pra quebrar? Hehe Delemonbão! 04h19min de 18 de Janeiro de 2009 (UTC)
Bom, como eu tinha comentado no Wikilivros, pode-se improvisar uma predefinição para contar o número de livros, em vez de páginas, no projeto usando categorias e a {{PAGESINCATEGORY}}. Um tipo de categorização que ajudaria a fazer isso é, por exemplo, a colocação de cada livro em uma "Categoria:Letra", sendo Letra a primeira letra do nome do livro. Aí, pode-se fazer uma adaptação do código atual da {{NÚMERODELIVROS}}, de modo que a soma (que atualmente tem parcelas numéricas, contadas manualmente, naquele código) seja feita com todas as parcelas da forma {{PAGESINCATEGORY:Letra}}.
Mas é claro que uma melhoria no sistema de contegem do proprio software viria a calhar... Quem sabe a movimentação em torno da usabilidade possa ser aproveitada... Helder 18h45min de 24 de Janeiro de 2009 (UTC)

Estou retomando a discussão pois gostaria de saber: é possível um bot passar nas categorias (por exemplo, Categoria:Glossário:A) e ir preenchendo o índice do dicionário (por exemplo, Candido de Figueiredo 1913/(A))? --MisterSanderson 15h41min de 25 de Julho de 2011 (UTC)

Percebi que não é possível, e também que um índice não é tão prático numa obra deste tipo. Por isto, copiei um sistema de busca da Esplanada do Wikcionário para o dicionário Candido de Figueiredo. --MisterSanderson 00h32min de 1 de Setembro de 2011 (UTC)

Some questions about Correlatos templates

Sorry for English. 1) In the Predefinição:Correlatos add the "wikipedia" parameter; 2) Create two new templates - "commons", "wikiversidade". Examples see on my page - Utilizador:Averaver. --Averaver 05h05min de 7 de Agosto de 2011 (UTC)

Dúvidas sobre Google e textos em línguas estrangeiras

Olá! Tenho duas perguntas:

  1. É possível carregar aqui os livros dos "Livros eletrônicos do Google" (como esse?
  2. Wikisource permite acrescentar textos em línguas estrangeiras (como o do exemplo)?

LuanSP 19h39min de 7 de Agosto de 2011 (UTC)

Estas informações estão nas páginas de ajuda. --MisterSanderson 18h26min de 8 de Agosto de 2011 (UTC)
A resposta é sim e sim, mas com ressalvas. O livro não seria carregado no Wikisource, mas sim no Commons, de modo que seja então possível trascevê-lo como em Galeria:Camões e o amor.pdf; depois de transcrito o texto, o texto é passado facilmente ao domínio principal: Camões e o amor. No caso de livros em língua estrangeira, o procedimento é praticamente o mesmo, mas deve ser realizado no wikisource responsável pelo idioma do livro (em inglês, vai para o en.wikisource, espanhol para o es.wikisource, etc). Giro720 msg 21h39min de 18 de Agosto de 2011 (UTC)
Ok, muito obrigado. LuanSP 18h35min de 24 de Agosto de 2011 (UTC)

Hino do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Olá, gostaria de pedir a restauração do Hino do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, que é uma autarquia federal brasileira vinculada ao Ministério da Educação, criada pela Lei n9 3.552, de 16 de fevereiro de 1959 alterada pela Lei n.º 6.545, de 30 de junho de 1978, regulamentada pelo Decreto n.º 87.310 de 21 de junho de 1982. Se o hino do Cefet-MG é violação de direitos autorais, então com certeza o Hino Nacional Brasileiro também o é e não poderia ser publicado no sítio também. Agradeço antecipadamente a compreensão, Abraços -- Andrevruas 16h45min de 24 de Agosto de 2011 (UTC)

Infelizmente não é tão simples... Segundo a lei brasileira, "os textos de tratados ou convenções, leis, decretos, regulamentos, decisões judiciais e demais atos oficiais" não podem ser protegidos por direitos autorais; e qualquer hino municipal, estadual ou nacional é regulado através de alguma lei publicada em Diário Oficial. Então, caso esse hino também tenha sido publicado em algum diário oficial, ok. Mas obras oriundas de autarquias públicas em geral são protegidas por direitos autorais: livros do IBGE, logotipos e brasões de universidades federais, etc. Nem mesmo as obras encomendadas ou publicadas pelo governo se salvam: vide commons:Commons:Deletion requests/Template:PD-BrazilGov 2, que quase resultou na eliminação em massa dos brasões municipais. Giro720 msg 16h47min de 25 de Agosto de 2011 (UTC)
É aparentemente estranho algo ser de um lugar público e não ser público ao mesmo tempo, muito provavelmente esse hino foi regulamentado através de alguma norma interna do Cefet-MG. Na verdade a sensação que eu tenho é que a constituição e leis federais deixa mais claro o que não pode ser protegido por direitos autorais, mas não deixa muito claro o que exatamente é protegido por direitos autorais e é de órgão público.
Às vezes quem criou esses hinos e/ou o brasões das escolas poderia querer deixar em domínio público mas não sabia como fazer isso, aliás no site do Cefet (e das outras universidades) não fala que as coisas são públicas, mas também não fala que têm direitos autorais, assim como a grande maioria das coisas do mundo (principalmente na Internet) não especificam se é algum dos dois...
Eu imagino que muitas coisas relacionadas ao direito autoral deva ser relacionada com o comércio e os fins lucrativos, eu ainda não ouvi falar de algum caso de um poder público processar alguém por direitos autorais, acho inclusive que essa dúvida em relação ao fair use seja devido a um buraco na lei que não especifica os direitos autorais de muito do que se vê pelo mundo, ainda mais se tratando de obras oriundas de órgãos públicos; acho que a comunidade da wikipédia poderia enviar um projeto de lei aos congressos dos países pedindo a liberação de todo material que vier de órgãos públicos para fins educativos (e não comerciais), o que não teria motivos para não ser aceito, seria uma confirmação formal e esclarecimento do que muita gente fica com dúvida atualmente.
Saudações Andrevruas 20h05min de 25 de Agosto de 2011 (UTC)

Wiki Loves Monuments: Já começou!

Caros colegas editores de todo o mundo, pois é:

já começou!

Passem a palavra, estão todos convidados! -- Nuno Tavares 02h09min de 1 de setembro de 2011 (UTC)

Novo sistema Babel

A Extension:Babel foi ativada em todos os projetos da WMF. Ela tem por objetivo simplificar o uso dessas caixas de informação, substituindo as userboxes de idiomas. Eu já adaptei o {{babel}} para usar com o nome objetivo e alterei as mensagens MediaWiki:Babel-template‎‎ e MediaWiki:Babel-footer-url‎. Pretendo eliminar as userboxes de língua para termos uma padrão único de cores que, possivelmente num futuro, poderá ser configurado (sem ter que personalizar cada predefinição separadamente). Giro720 msg 16h21min de 7 de Outubro de 2011 (UTC)

Terms of Use update

I apologize that you are receiving this message in English. Please help translate it.

Hello,

The Wikimedia Foundation is discussing changes to its Terms of Use. The discussion can be found at Talk:Terms of use. Everyone is invited to join in. Because the new version of Terms of use is not in final form, we are not able to present official translations of it. Volunteers are welcome to translate it, as German volunteers have done at m:Terms of use/de, but we ask that you note at the top that the translation is unofficial and may become outdated as the English version is changed. The translation request can be found at m:Translation requests/WMF/Terms of Use 2 -- Maggie Dennis, Community Liaison 01h13min de 27 de Outubro de 2011 (UTC)

Imprimindo para ler

Localizei como imprimir a página. Existe ferramenta de impressãao de livros inteiros? --Nevinho 13h22min de 17 de Dezembro de 2011 (UTC)

Alguns livros fazem uso do {{Versão para impressão disponível}} (que precisa ser reformada) e que aponta para uma página com todo o texto do livro ou para o gerador de pdf. Por exemplo, para A Moreninha, temos o livro todo transcluído em Anexo:Imprimir/A Moreninha e o em Wikisource:Livros/A_Moreninha está a "coleção" onde se pode gerar o pdf ou o documento de texto do livro. Infelizmente a formatação final do pdf ainda não está como desejável... A intenção é que todo livro extenso tenha essas opções. Na lista de discussão do wikisource comentou-se inclui nessa extensão mediawiki outros formatos populares, como o e-pub, mas não é algo que será feito tão cedo. Giro720 msg 16h17min de 17 de Dezembro de 2011 (UTC)
De fato, há interesse na mw:Extension:EPubExport também para outros Wikisources, mas o bugzilla:29023 continua aberto... Helder 20h48min de 18 de Dezembro de 2011 (UTC)
Ter essa extensão para imprimir em epub seria bem legal, principalmente para leitores eletrônico com tecnologia e-paper que aceitam esse formato. Para tablets PDF me parece suficiente. Imprimi em PDF um livro daqui e tive que montar as seções do livro que eu queria. Ficou boa a versão final, apesar do trabalhinho em ter que escolher capítulo a capítulo, se me lembro bem. --Everton137 01h09min de 19 de Dezembro de 2011 (UTC)

Open Call for 2012 Wikimedia Fellowship Applicants

Wikimedia Foundation RGB logo with text.svg

I apologize that you are receiving this message in English. Please help translate it.

  • Do you want to help attract new contributors to Wikimedia projects?
  • Do you want to improve retention of our existing editors?
  • Do you want to strengthen our community by diversifying its base and increasing the overall number of excellent participants around the world?

The Wikimedia Foundation is seeking Community Fellows and project ideas for the Community Fellowship Program. A Fellowship is a temporary position at the Wikimedia Foundation in order to work on a specific project or set of projects. Submissions for 2012 are encouraged to focus on the theme of improving editor retention and increasing participation in Wikimedia projects. If interested, please submit a project idea or apply to be a fellow by January 15, 2012. Please visit https://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Fellowships for more information.

Thanks!

--Siko Bouterse, Head of Community Fellowships, Wikimedia Foundation 03h02min de 22 de Dezembro de 2011 (UTC)

Distributed via Global message delivery. (Wrong page? Fix here.)