Saltar para o conteúdo

Ficheiro:Tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-a-urna-eletronica-brasileira.pdf

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Wikisource, a biblioteca livre
Hiperligação para a página de índice
Ir para a página
página seguinte →
página seguinte →
página seguinte →

Ficheiro original(1 002 × 1 356 píxeis, tamanho do ficheiro: 14,34 MB, tipo MIME: application/pdf, 354 páginas)


Este arquivo provém do Wikimedia Commons, o repositório de multimídias livres da Wikimedia, e pode ser utilizado por outros projetos. A descrição presente na sua página de descrição original é mostrada abaixo.


Descrição do ficheiro

Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira  wikidata:Q128011919 reasonator:Q128011919 s:pt:Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira
Autor
Fernanda Soares Andrade
image of artwork listed in title parameter on this page
Título
Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira
Tipo de objecto livro Editar isso no Wikidata
Descrição
Português: Elementos protegidos removidos.

Sinopse: "Os brasileiros já estão acostumados com o ritual. A cada dois anos, todo cidadão com mais de 16 anos, seja homem ou mulher, pode se dirigir as escolas e exercer um direito civil: o voto. É a escolha de quais pessoas julgamos ser as melhores para gerir nossas vidas. As questões que atingem diretamente o cidadão são decididas pelas pessoas eleitas para ocupar os diversos cargos políticos nas esferas municipais, estaduais e federal. E a maneira como o Brasil realiza as eleições, o voto eletrônico, é alvo de uma dúvida recorrente: a urna eletrônica e segura?

O sistema informatizado de voto no Brasil, com a utilização da urna eletrônica, tem sido alvo de críticas, fake news e desinformação, ao longo do tempo. Após as eleições de 2018, os ataques à utilização da urna eletrônica se intensificaram. A utilização da urna eletrônica, segura e auditável, foi colocada em dúvida até mesmo pelo presidente da República.

Parlamentares se mobilizaram para impedir seu uso e/ou modificar o sistema de voto com a impressão do voto, retornando aos tempos da votação por cédula de papel, quando as eleições sofreram mais fraudes.

Criada há 25 anos, a urna eletrônica teve papel fundamental na redemocratização do país. Foi desenvolvida a partir de uma série de princípios fundamentais e com a participação de especialistas e técnicos do Tribunal Superior Eleitoral e do Poder Executivo, dentre eles, servidores públicos das carreiras de ciência e tecnologia, lotados no INPE e no DCTA.

Para um resgate histórico, a jornalista do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial – SindCT, Fernanda Soares Andrade, foi convidada pela diretoria do sindicato, a escrever um livro contando a história da criação da urna eletrônica brasileira e as mudanças que sua utilização trouxe ao longo dos anos. O livro tem também o objetivo de esclarecer a população sobre o funcionamento e segurança da urna, além de toda a lisura do processo eleitoral.

Este livro foi redigido baseando-se unicamente em documentos do TSE e em depoimentos de pessoas que participaram do desenvolvimento da urna, como engenheiros e membros do TSE, o Ministro Gilmar Mendes, que já presidiu o TSE, e o Ministro Carlos Velloso, ex-presidente do TSE, em cuja gestão se implantou a urna eletrônica.

A urna eletrônica brasileira representa a aplicação da ciência em benefício da sociedade, da independência e da soberania nacionais."
Língua português brasileiro Editar isso no Wikidata
Data de publicação 2022
Local de publicação São José dos Campos
Arquivo de autoridade  ISBN: 978-85-62042-07-2
Origem bibliotecadigital.tse.jus.br
Permissão
(Reutilizar este ficheiro)
SindCT: em janeiro de 2023 a autora cedeu, de forma irreversível, o copyright de sua obra ao TSE, permitindo que eles a utilizassem da forma que entendessem
Outras versões

Licenciamento

w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

application/pdf

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual15h21min de 27 de julho de 2024Miniatura da versão das 15h21min de 27 de julho de 20241 002 × 1 356, 354 páginas (14,34 MB)Erick Soares3Tentativa de reparo
23h41min de 26 de julho de 2024Miniatura indisponível0 × 0 (20,55 MB)Erick Soares3Uploaded a work by Fernanda Soares Andrade from [https://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/10835 bibliotecadigital.tse.jus.br] with UploadWizard

Mais de 100 páginas usam este ficheiro. A lista abaixo apresenta apenas as primeiras 100 páginas. Encontra-se disponível uma lista completa.

Ver a lista completa de páginas que contêm hiperligações para este ficheiro.

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados